Notícias
Descobrimento do Brasil é tema de viagens pelo país
- Créditos/Foto:turismobahia on VisualHunt / CC BY-SA
- 23/Abril/2018
- Redação
Tags
Em 22 de abril, o Descobrimento do Brasil completou 518 anos. Aproveite para para conhecer dois Estados que marcaram esse período da história do país – Bahia e Rio de Janeiro – e quais atrativos eles reservam para a sua próxima viagem de férias.
LEIA MAIS: CATEGORIAS DE HOTÉIS: ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO POR ESTRELAS
EM PARATY, PRAIA DO DETOX DIGITAL PROPÕE RELAX ABSOLUTO
Destinos do descobrimento do Brasil
As caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral chegaram à região que hoje é o estado da Bahia no ano 1500. A cidade de Salvador foi capital do país até meados de 1760 – a partir deste período, o Rio de Janeiro passou a abrigar Dom Pedro II e o restante da corte.
Costa do Descobrimento
Foi em Porto Seguro que a colonização no Brasil se iniciou. Ali é possível fazer uma rota pela Costa do Descobrimento, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. O passeio inclui visitas ao Marco do Descobrimento e ao Museu de Porto Seguro, bem como às lindas praias de Arraial D’Ajuda e Trancoso.
Se você estiver por lá, não deixe de mergulhar na história da cultura indígena da região. Há pousadas que proporcionam a experiência, como a Tutabel, em Trancoso. O local leva os hóspedes para conhecer uma aldeia Pataxó, em parceria entre o estabelecimento a Aldeia da Caldeira. O passeio inclui palestra, tour pelas ocas, degustação de peixe e possibilidade de pernoite.
A exuberante Mata Atlântica, que surpreendeu os primeiros portugueses a chegar no Brasil, também pode ser observada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil, uma área de 975 hectares. O local foi o primeiro a ser mapeado no país, em 1502, e pode ser percorrido em um tour de caiaque.
História Fluminense
Em 1763, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital nacional. Ruas de pedra e casarões da época ainda são preservados e transportam os turistas a um passado distante. Um exemplo para visitação é o Museu Imperial, que guarda relíquias do Segundo Reinado (1840-1889), como joias, móveis e documentos.
Se você quiser sentir um pouco do gostinho de como era morar em um dos casarões da família real, o Hotel Solar Império pode proporcionar a experiência. Ele foi construído em 1875 e ainda preserva as imponentes colunas neoclássicas e os jardins na entrada.
Além da capital
Paraty foi fundada em 1667 e, rapidamente, se tornou um polo econômico. É no Centro Histórico que fica a Pousada Literária, hospedagem oficial da Flip – maior festa literária nacional. A pousada tem um ambiente sofisticado e aconchegante, que se destaca entre os mais românticos do destino.
Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19, que levam a inúmeras cachoeiras. A cidade também é ponto de partida para passeios de barco em direção a ilhas e praias da região, como Trindade, Ilha do Araújo e Ilha dos Cocos.
A Fazenda Bananal, construída no século 17, pode completar a experiência em Paraty. Aberto recentemente para visitação, o local conta a história dos diversos ciclos de produção no Brasil: desde a cana, o açúcar e a farinha de mandioca até os dias de hoje.
O local apoia o desenvolvimento da agropecuária sustentável para visitantes e agricultores familiares locais. Na atividade educacional, crianças e adultos aprendem sobre a importância da produção sustentável para a saúde e a proteção da natureza.