Notícias
Desfilei de graça no Mardi Gras da Universal, em Orlando. E você também pode
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 07/Janeiro/2025
- Paulo Basso Jr.
Já assisti a muitas paradas em Orlando, mas nunca imaginei que, um dia, desfilaria em uma delas. Esses festivais, que ocorrem diariamente em diversos parques temáticos da cidade, são tão aclamados quanto atrações como simuladores e montanhas-russas, uma vez que permitem aos turistas observar personagens e carros alegóricos, além de cantar e entrar na dança.
Eis que, em uma visita recente a Universal Orlando, fui convidado para participar da parada de Mardi Gras, que o complexo de lazer promove em diversas noites de fevereiro a abril para celebrar o tradicional Carnaval de New Orleans, uma das festas mais populares dos EUA. Com direito a abadá e tudo, me peguei rindo à toa em cima de um carro todo enfeitado, lançando colares coloridos para os visitantes em meio a uma interação muito mais emocionante do que podia imaginar.
O melhor de tudo é que vivi esse dia de estrela sem pagar nada. E uma vez que você tenha o ingresso normal do parque e quiser desfilar no dia que estiver por lá, basta fazer uma inscrição para ter a chance de ser convidado. Vou explicar aqui como funciona.
Como participar da parada em Orlando
Há duas maneiras de se inscrever para a parada de Mardi Gras da Universal. A primeira delas é pelo aplicativo do complexo, que pode ser baixado aqui.
Primeiramente, descubra se vai haver desfile no dia em que visitará a Universal Studios. Para isso, clique no menu (os três tracinhos localizados no alto, à esquerda), aperte o símbolo da lupa e pesquise por Mardi Gras Parade. Ao acessar a tela, você verá todos os detalhes a respeito dos dias e horários da parada, que costuma ocorrer na maioria das noites entre fevereiro e abril.
Faça uma nova pesquisa então por Mardi Gras Parade Float Riding. Na tela, haverá um link de uma fila virtual. Se estiver disponível, basta fazer sua reserva.
Outra possibilidade de se inscrever na parada de Orlando durante a celebração de Mardi Gras é, uma vez dentro da Universal Studios, dirigir-se algumas horas antes do desfile ao prédio onde ocorre o show Animal Actors On Location. Caso haja vagas disponíveis, você será convidado para participar da festa.
Como muita gente sai como destaque da parada todos os dias, a chance de você ser contemplado é alta. Não é preciso pagar nada, basta tentar. E, acredite, vale muito a pena.
A preparação da parada de Mardi Gras
No dia em que desfilei, a parada começaria às 19h30 na Universal Studios. Uma hora antes, apresentei-me no prédio do Animal Actors On Location, conforme combinado previamente. Ali, preenchi um formulário rápido de concessão de direito de imagens (que chique) e recebi meu abadá, na cor dourada (há outros verdes, azuis, laranjas e por aí vai).
Em seguida, fui encaminhado ao lado dos outros participantes para uma plateia, onde nos sentamos divididos de acordo com nossos grupos. Os dourados, ficaria sabendo mais tarde, sairiam no primeiro carro alegórico. Apenas no “meu time” havia mais de 20 pessoas.
Em um palco, dois apresentadores animados nos receberam e passaram a repetir algumas regras: como reza a tradição do Mardi Gras, nós deveríamos lançar colares coloridos aos visitantes do parque – sempre um por vez e com cuidado para não machucar as pessoas. Fora isso, subiríamos nos carros em uma área de bastidores, onde não é permitido fazer fotos ou filmes, e lá ficaríamos até o show começar.
Durante o desfile, há coordenadores que auxiliam os grupos, entregando colares e mantendo alguma ordem. É requisitado aos participantes, inclusive, não ficar tirando fotos ou filmando o tempo todo, evitando muitas selfies ou algo do tipo. A brincadeira por lá é participar para valer, dançando, acenando e alegrando os turistas. Mas aqui ou ali dá para fazer alguns registros, sem problemas.
Como é o desfile em Orlando
Se o tempo de preparação é um pouco enfadonho, tudo é compensado quando a parada em Orlando começa para valer. É difícil explicar o êxtase que toma conta do desfile. De cima do carro-alegórico (alguns deles, como o meu, têm dois andares, sendo que fui no inferior), dá para ver as pessoas, sobretudo crianças, acenando loucamente em busca de um colar.
Dourados, rosas, verdes… Fiz questão de jogar o máximo que pude, olhando nos olhos de todos e contemplando, principalmente, os pequenininhos. Independente da idade, porém, é difícil quem não entre no clima. De adolescentes a senhorinhas, todos pareciam curtir e retribuir com beijos e acenos os colares recebidos.
No meu grupo, que só tinha brasileiros, os itens acabaram antes da metade do desfile, de tantos que lançamos. Os americanos que estavam nos outros carros alegóricos pareciam mais comedidos, então nossa coordenadora começou a trazer mais e mais colares para lançarmos. Cada participante poderia levar até 10 deles para casa, mas na empolgação acabei distribuindo até parte dos meus.
Ao final de 30 minutos, que é o tempo que dura a parada de Mardi Gras da Universal, estava suando e com os braços doendo, mas muito feliz. Quando percebi, já estava abraçado aos compatriotas cantando a plenos pulmões marchinhas e sambas-enredos tradicionais do Brasil.
Afinal, quando se trata de Carnaval, ninguém faz melhor que nós. E se quiser dar seu show, nem pense duas vezes e se inscreva para o desfile em Orlando. Sua viagem para o lugar mais feliz do mundo será ainda mais inesquecível, pode apostar.
Mardi Gras da Universal Studios
Além da parada em Orlando, o Mardi Gras da Universal contempla uma série de outras atrações, como shows de artistas famosos (Diana Ross e Sugar Ray se apresentaram em 2022, por exemplo) ou bandas locais e barracas de comidas típicas da Louisiana. Há gumbos, jambalaya, papas bravas, beignets e outras iguarias. Vale a pena conferir.
O que você precisa saber antes de ir a Orlando
Quando planejamos nossas viagens para Orlando, recorremos a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, conseguimos comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dólar. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar? Cote aqui
Nunca viajo para os EUA sem ao menos um pouco de dólar, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos da Universal?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o da Just Travel, parceira do Rota de Férias que oferece ingressos com bons valores para todos os parques de Orlando.
Onde reservar: Just Travel
—
LEIA TAMBÉM:
- As melhores atrações da Universal Studios
- As 10 melhores atrações da Islands of Adventure
- Volcano Bay – Roteiro e atrações do parque aquático
- CityWalk, da Universal – Onde comer, compras e atrações
- Guia das atrações do Harry Potter em Orlando
- Hotéis da Universal, em Orlando
- Como é o Halloween da Universal Studios
- Tour vip da Universal, em Orlando