Dicas de Viagem
ETA torna-se obrigatório a brasileiros que visitam Reino Unido
- Créditos/Foto:Shutterstock
- 06/Janeiro/2025
- Paulo Basso Jr.
A partir de 8 de janeiro de 2025, brasileiros que pretendem visitar os países do Reino Unido, como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, precisarão emitir uma autorização eletrônica de viagem chamada Eletronic Travel Authorization, mais conhecida como ETA.
O que é o ETA
O ETA é um documento digital exigido para quem pretende visitar o Reino Unido. De acordo com o escritório oficial de turismo Visit Britain, a autorização eletrônica foi implementada para ampliar a segurança e agilizar o processo de entrada de brasileiros nos países que compõem o bloco.
Na prática, o ETA funcoiona como um visto, porém com um processo de retirada que demanda pouca burocracia. Trata-se de uma exigência que não existia até então para quem viajava ao Reino Unido, mas cuja obtenção, ao menos, é simples.
Quanto custa e validade do ETA
O ETA, que deve ser solicitado online, custa 10 libras. Após tirá-lo, é possível viajar múltiplas vezes aos Reino Unido, com estadias de até seis meses por vez, durante dois anos ou até o vencimento do passaporte – o que ocorrer primeiro. A partir daí, é preciso solicitar novamente a autorização eletrônica.
Como tirar o ETA para ir ao Reino Unido
Para solicitar o ETA do Reino Unido, o caminho mais fácil é baixar o aplicativo oficial UK ETA, disponível para dispositivos Android e iOS. Outra opção é fazer o pedido no site oficial.
O ideal é se aplicar antes de comprar as passagens aéreas e realizar reservas de hotéis. Durante o processo, você deverá tirar fotos do rosto (ou fazer o upload de uma foto que tenha salva e cumpra as exigências, como estar com o rosto descoberto) e também do passaporte, que deverá estar válido. Além disso, terá de informar um endereço de e-mail e usar um cartão de crédito ou débito para pagamento.
Após realizar todos os procedimentos, você receberá a resposta da aprovação ou não em até três dias úteis. Caso tudo esteja ok, não é necessário salvar ou imprimir nada. Basta apresentar o passaporte normalmente na hora de entrar nos países do Reino Unido para que o agente da imigração localize o ETA, que estará atrelado de forma automática a ele.
Caso tenha dúvidas durante o processo, uma boa dica é assistir ao vídeo oficial com o passo a passo de solicitação do ETA, disponível aqui. Outras informações podem ser obtidas no site GOV.UK, o único canal oficial para atualizações a respeito do documento exigido para entrada no Reino Unido.