Dicas de Viagem
500 anos da morte de Da Vinci marcam eventos em todo o mundo
- Créditos/Foto:Divulgação
- 27/Fevereiro/2019
- Redação
Leonardo da Vinci, um dos artistas mais famosos da história, será figura central de várias homenagens mundo afora neste ano. Eventos na Itália, na França e na Inglaterra marcarão os 500 anos da morte de Da Vinci.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
Na França, precisamente no Vale do Loire, está o epicentro desses acontecimentos. Ali serão realizados grandes eventos, exposições, conferências científicas internacionais, visitas e percursos patrimoniais, difusões de obras artísticas, oficinas e propostas digitais em torno de seu legado.
A data marca também o ano da construção do Château Royal de Chambord e relembra os últimos três anos de Da Vinci no Château du Clos Lucé, em Amboise, próximo a corte do Rei François I.
LEIA MAIS: MUSEU DO ELVIS, EM MEMPHIS, EXIBE OS INCRÍVEIS CARROS DO REI
OITO MUSEUS APRESENTAM NOVIDADES NO REINO UNIDO
500 anos da morte de Da Vinci
A chegada dos artistas italianos ao Vale do Loire há pouco mais de 500 anos abriu um período que revolucionou a arquitetura, a decoração de interiores e exteriores, e também o modo de vida local. Dessa mistura de estilos nasceu o Renascimento francês no início do século 16.
O Château du Clos Lucé, residência de Da Vinci, e o Château Royal d’Amboise, que abriga sua sepultura, bem como toda a região do Centro-Vale do Loire, celebrarão o gênio toscano em suas terras no Vale do Loire durante todo o ano.
Outras regiões da França e países vizinhos, como Inglaterra e Itália, sua terra natal, também se preparam para a comemoração. Diante disto, a agência Interpoint Viagens & Turismo, separou algumas dicas para quem quer se programar para as comemorações.
Paris
Uma exposição chamada “Leonardo da Vinci” será organizada pelo Museu do Louvre, em Paris, entre 24 de Outubro de 2019 e 24 de Fevereiro de 2020, com as principais obras do artista no museu francês — Mona Lisa, A Virgem dos Rochedos, A Virgem e o Menino e Santa Ana.
Outra obra que será exposta é Salvator Mundi, que se juntou ao rol de pinturas que se crê serem de Leonardo, mas cuja autoria ainda está em discussão. Depois de ser extensamente restaurada, a pintura foi adquirida pelo príncipe Bin Salman, da Arábia Saudita, por 396 milhões de euros, com o objetivo de ser levada ao Louvre de Abu Dhabi. Até o momento, porém, ainda não foi exposta.
Londres
Na capital britânica, será promovida a exposição Leonardo da Vinci: A Life in Drawing, com mais de 200 desenhos da Royal Collection ocupando a Queen’s Gallery do Palácio de Buckingham, entre 24 de maio e 13 de outubro.
Antes disso, a mesma exposição vai percorrer 12 cidades britânicas, entre 1º de fevereiro e 6 de maio de 2019.
Milão
Na Itália, no Castelo Sforza, em Milão, a sala decorada por Leonardo da Vinci em 1498 em honra do seu mecenas, o duque Ludovico, vai ser reaberta em 2 de maio depois de ter sido restaurada.
O acontecimento será acompanhado de duas exposições, uma de desenhos para a Sala delle Asse, e outra a respeito da Milão de Leonardo. Já estão expostas na cidade as obras Dez Desenhos d’A Última Ceia, no Museo del Cenacolo Vinciano.
Florença
No Museu Leonardino da Vinci, em Florença, será realizada uma mostra que associa o mestre das artes à geografia da cidade. A exposição incluirá o desenho de Da Vinci mais antigo das montanhas de Montalbano, emprestado pela família Uffizi.
Florença receberá ainda uma mostra no Museu Galileu com o tema Leonardo e seus Livros.