Roteiro
O que fazer em Colônia do Sacramento – 10 atrações imperdíveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 15/Novembro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
É possível encontrar muito o que fazer em Colônia do Sacramento, cidade mais antiga do Uruguai. Além do Centro Histórico, eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o destino mistura um charme especial com belíssimos cenários naturais.
Quem pretende visitar Montevideu (Uruguai) ou Buenos Aires (Argentina) consegue fazer um bate-volta até Colônia do Sacramento. Em um dia, é possível conhecer as principais atrações da região.
Caso o objetivo seja se aprofundar ainda mais na rica herança cultural do destino, aproveitando seus pontos turísticos e opções gastronômicas, vale a pena passar alguns dias em um dos hotéis da cidade.
Preparei um guia com as principais atrações de Colônia do Sacramento. Além disso, listei algumas dicas importantes que vão fazer a diferença na hora de organizar um roteiro para a cidade uruguaia.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Colônia do Sacramento
Além de reunir inúmeros museus que contam a história da região, Colônia do Sacramento é lar da Basílica del Santissimo Sacramento, primeira igreja do Uruguai. Na parte mais velha da cidade, o destaque fica por conta das ruínas das muralhas, das ruas de paralelepípedo e do famoso farol.
Como há muito o que fazer em Colônia do Sacramento, listei as principais atrações. Elas estão relacionadas abaixo:
- Ruínas históricas
- Barrio Viejo e Calle de los Suspiros
- Farol
- Avenida General Flores
- Basílica del Santissimo Sacramento
- Museu Municipal
- Museu do Azulejo
- Plaza Mayor
- Museu Português
- Rambla
Pronto para conhecer tudo sobre a cidade uruguaia?
Onde fica Colônia do Sacramento
Fundada por portugueses em 1680, Colônia do Sacramento fica no sul do Uruguai e é banhada pelo Rio da Prata. A cidade teve um papel estratégico importante na resistência contra os espanhóis, mas foi tomada definitivamente em 1777.
O destino fica a aproximadamente 2h10 de carro de Montevidéu, capital do Uruguai. De Buenos Aires, é possível cruzar o Rio da Prata de balsa e chegar à cidade em aproximadamente uma hora.
Compare os preços de passagens das melhores companhias aéreas na Vai de Promo.
10 atrações em Colônia do Sacramento
Confira os detalhes das principais atrações de Colônia do Sacramento.
1. Ruínas históricas
A Puerta del Campo, também conhecida como Puerta de la Ciudadela marcava a entrada da cidade na época dos portuguesas. Até hoje, o local conta com ruínas de muralhas que serviam para proteger a região.
Ao lado do portal, o viajante encontra o Bastión de San Miguel. O local faz parte da muralha e tem alguns armamentos antigos, como canhões.
2. Barrio Viejo e Calle de los Suspiros
O Barrio Viejo é o Centro Histórico de Colônia do Sacramento. Dá para passar horas caminhando pelas ruas de paralelepípedo e tirando fotos lindíssimas.
A rua mais famosa da região é a Calle de los Suspiros, aberta apenas para pedestres e cheia de construções coloniais bem preservadas. Reza a lenda que a ruela recebeu esse nome porque era a rota de escravos, prisioneiros de guerra e criminosos condenamos à morte.
3. Farol
O farol é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Colônia do Sacramento. Cercada por ruínas de muralhas, a construção fica aberta ao público em horários específicos.
Vale a pena subir até o topo para contemplar vistas incríveis, que permitem ver até Buenos Aires, do outro lado do Rio da Prata. Fique ligado, pois as subidas são interditadas em dias de vento forte.
- Endereço: De San Francisco, 70000
- Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 12h50 e das 14h às 16h50.
4. Avenida General Flores
A Avenida General Flores concentra as principais lojas comerciais da cidade. Ela corta do Centro de Colônia e se estende até o Bairro Viejo.
A dica é caminhar por lá sem pressa, entrando nas lojinhas de souvenires e produtos artesanais. Há também restaurantes, cafeterias e bares.
5. Basílica del Santissimo Sacramento
Em uma das travessas da Avenida General Flores, o viajante encontra a Basílica del Santissimo Sacramento. Trata-se da igreja mais velha do Uruguai, construída em 1680.
O templo já foi destruído e reconstruído várias vezes, por conta dos conflitos entre portugueses e espanhóis. Hoje, mantém sua estrutura preservada e fica aberto ao público em dias específicos.
- Endereço: Calle Vasconcellos
6. Museu Municipal
O Museu Municipal é o lugar perfeito para ver mais informações sobre a histórica local. Ali, é possível encontrar um acervo completo com documentos e fotos sobre as disputas entre portugueses e espanhóis.
Construído em uma antiga casa em estilo português, também conta com exposições sobre arqueologia e paleontologia.
- Endereço: Comercio, 77
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h30 às 16h30.
7. Museu do Azulejo
O Museu do Azulejo abriga uma coleção de cinco mil peças de diferentes regiões. É possível ver artigos de países como Portugal, Espanha, Holanda, França, México e outros.
Um fato curioso é que parte do acervo pertencia a José Páez Vilaró, artista plástico irmão de Carlos Vilaró, proprietário da famosa galeria de arte Casapueblo.
- Endereço: Misiones de los Tapes, 104
- Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 11h30 às 16h30.
8. Plaza Mayor
A Plaza Mayor é o local perfeito para um descanso. Além de contar com uma vasta área verde, o espaço tem bancos e cantinhos para relaxar.
O melhor de tudo é a proximidade com cafés, restaurantes e até pontos turísticos. Entre eles, o próprio farol da cidade.
9. Museu Português
Quem passa pela Plaza Mayor avista as paredes de pedra do Museu Português. Trata-se de uma construção do século 18.
O passeio é indicado para quem quer ver artefatos históricos de perto, já que exibe itens como uniformes de soldados, armas, escudos e documentos de época.
- Endereço: Enriquez de la Peña 180
- Horário de funcionamento: sexta-feira a quarta-feira, das 11h30 às 16h30.
10. Rambla e Rio da Prata
Vale a pena tirar um tempinho para caminhar pela Rambla, via que percorre as margens do Rio da Prata. A avenida é emblemática.
Caso o objetivo seja ver o rio ainda mais de perto, a dica é reservar um passeio de barco.
Como chegar a Colônia do Sacramento
É possível chegar a Colônia do Sacramento pela rodovia ou via porto. Para quem parte de Montevidéu, basta pegar a Ruta 1 por cerca de 2h30min.
Caso o objetivo seja ir de Buenos Aires à cidade Uruguaia, é necessário reservar um ferry para atravessar o Rio da Prata. A rota é operada por duas empresas: Colonia Express e Buquebus.
Na hora de procurar voos para as capitais do Uruguai e da Argentina, vale a pena pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Transporte em Colônia do Sacramento
O melhor jeito de se locomover em Colônia do Sacramento é a pé. As ruas de paralelepípedos, contudo, podem ser desafiadoras para alguns viajantes.
Caso queira mais praticidade e agilidade percorrer a cidade, recomendo alugar um carro de golfe no porto ou um veículo tradicional. A melhor dica para economizar na hora de encontrar um automóvel é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.
Quando ir a Colônia do Sacramento
As estações são muito bem definidas no Uruguai. Por isso, prepare-se para pegar temperaturas altas no verão e frio com vento no inverno.
Apesar das variações, os dias em Colônia são agradáveis em qualquer época do ano.
Caso queira explorar a cidade mais vazia, recomendo fugir dos fins de semana e das férias de verão (de dezembro a março).
Seguro viagem Uruguai
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
eSim e Chip de Internet Uruguai
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 1 dia em Colônia do Sacramento
- A Avenida General Flores corta o Centro de Colônia, ligando ao Barrio Viejo. É portanto o melhor ponto de partida. Siga a via a pé em direção ao rio de olho no casario histórico, lojinhas e restaurantes. A primeira parada é na Basílica del Santissimo Sacramento. É a igreja mais antiga do Uruguai, erguida em 1680.
- Em seguida, explore as ruínas das muralhas que guardavam a cidade das invasões colonialistas. Marcando a antiga entrada da cidade, o Portón de Campo foi recuperado nos anos 1960.
- Suba até o topo do farol de Colônia, uma bela construção cercada pelas ruínas da muralha, para ver do outro lado do rio a cidade de Buenos Aires.
- O Museu Municipal está logo ali, e conta mais sobre a história das disputas de portugueses e espanhóis por Colônia. Quase vizinho é o charmoso Museu do Azulejo, que exibe uma coleção de cinco mil peças de diferentes regiões de Portugal, Espanha e também Holanda, França, México e outros.
- Ainda no Barrio Viejo, não deixe de caminhar pela Calle dos Suspiros, um dos conjuntos arquitetônicos mais bem preservados da cidade.
- Assista ao pôr do sol como tantos uruguaios e turistas, nas prainhas formadas no Rio da Prata, antes de voltar ao centro para uma boa parrillada uruguaia.
Onde comer em Colônia do Sacramento
Quem vai a Colônia do Sacramento consegue comer muito bem. Os restaurantes e cafeterias servem desde lanches rápidos até as clássicas parrilladas uruguaias. Abaixo, conheça estabelecimentos que valem a visita.
- El Refugio
- Lentas Maravilhas
- Los Kamikazes
- Albertine pan y café
El Refugio
O churrasco uruguaio mais tradicional do pedaço é servido no restaurante El Refugio. O cardápio inclui ainda petiscos e hambúrgueres.
Lentas Maravilhas
Próximo ao Centro Histórico, o Lentas Maravilhas é perfeito para uma pausa entre os passeios. O local tem uma decoração charmosa e conta com vários gatinhos fofos.
Los Kamikazes
Em frente à Plaza Mayor, o Los Kamikazes serve de tudo. É uma boa opção para quem procura pratos fartos e gostosos.
Albertine pan y café
Caso o objetivo seja tomar um delicioso café e ainda tirar fotos em um lugar lindo, vá ao Albertine pan y café. De quebra, é possível provar doces e pães artesanais inesquecíveis.
Onde ficar em Colônia do Sacramento
Boa parte dos hotéis em Colônia do Sacramento fica na região do Centro Histórico ou nos arredores. Como a cidade é pequena, praticamente todos os empreendimentos oferecem fácil acesso aos pontos turísticos.
É importante ressaltar que muitas das opções de hospedagem são hotéis pequenos e pousadas. Por isso, se quiser pernoitar por lá, reserve com antecedência.
Nossas dicas de hotéis em Colônia são:
Real Colonia Hotel & Suites
A piscina com vista para o Rio da Prata é um dos principais atrativos do Real Colonia Hotel & Suites. O empreendimento também fica próximo à praia pública de El Alamo.
—
Hotel Leoncia
Próximo ao porto, o Hotel Leoncia tem quartos confortáveis e piscina coberta. O local está a apenas 700 metros do Centro Histórico.
—
Viajero Posada B&B
A Viajero Posada B&B é uma boa opção para quem procura uma hospedagem boa, confortável e com bom custo-benefício. O local oferece aluguel de bicicletas e organiza passeios turísticos.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Colônia do Sacramento (clique nos links para ver preços e avaliações):
Luxo
- Radisson Colonia Del Sacramento Hotel
- Sheraton Colonia Golf & Spa Resort
- Las Liebres Restaurant & Hotel
Bom custo-benefício
Econômicos
O que você precisa saber antes de ir a Colônia do Sacramento
Quando planejo minhas viagens para o Uruguai, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Documentos
O Brasil tem um acordo com a maioria dos países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru e Bolívia, que dispensa a apresentação de passaporte e visto. Basta portar a carteira de identidade original para entrar nesses destinos, desde que o documento esteja em bom estado de conservação, tenha foto recente e menos de dez anos de expedição.
Vale ressaltar que apenas a carteira de identidade e o passaporte são aceitos para acesso aos países da América do Sul. Outros documentos, como CNH, carteira profissional e de trabalho, não são válidos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Montevidéu, no Uruguai
- O que fazer em Punta del Este
- O que fazer em Bariloche – 15 atrações imperdíveis
- Seguro viagem Bariloche – Como escolher, descontos e dicas
- O que fazer em Bariloche em setembro
- Onde ficar em Buenos Aires
- Roteiro de 3 dias em Cusco e Machu Picchu, no Peru
- Dicas para viajar para o Peru
- O que fazer na Ilha de Páscoa