Notícias
Carnaval e religiosidade: tem muitas festas no Peru em fevereiro
- Créditos/Foto:Presidencia Perú on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
- 29/Janeiro/2018
- Redação
Tags
Celebrações religiosas e festivas estão no calendário de festas no Peru em fevereiro. A Virgem da Candelária e o Carnaval serão realizados quase que simultaneamente no país. Os eventos atraem todos os anos mais de 20 mil visitantes, nacionais e estrangeiros. Com início na primeira semana de fevereiro deste ano, as atrações seguem até o dia 18.
LEIA MAIS:
Festas religiosas Peru
Uma das maiores festas dos Andes peruanos, a Fiesta de la Virgen de la Candelaria (Festa da Virgem da Candelária) conta com 40 mil dançarinos e músicas, de 170 grupos artísticos do Peru. A celebração é realizada em 13 províncias do país e, desde 2014, faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – a UNESCO.
Um dos dias mais importantes do evento rola em 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária. Danças nativas e a tradicional montagem de tapetes de flores acompanham a atração.
O dia 11 de fevereiro é outra data importante para as festas no Peru, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Em 12 e 13 de fevereiro, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno, ao sul do Peru.
Carnaval no calendário peruano
Não é só o Brasil que celebra o Carnaval com muita folia. As atrações para as festas no Peru expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano.
Fantasias, máscaras, danças urbanas e rurais dão uma característica particular ao Carnaval local. A alegria infantil, juvenil e adulta é atrativos a todas a idades. Quem quer brincar, bailar e se divertir se dá bem na cidade de Ayacucho e nos arredores, onde a acolhida do povo é calorosa.
Já Cajamarca, ao norte do país, é conhecida como “Capital do Carnaval Peruano”. Nela, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón” – o rei do Carnaval local.
Iquitos (capital da Amazônia peruana) é outra opção para curtir o Carnaval no país. Na cidade, a festividade conta com bailes pelas ruas que giram em torno das “Humshas” – palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha regional de Loreto também é bastante levada em consideração nessa época.