Notícias
Circuitos das frutas e turismo rural são boas pedidas para curtir o outono no Brasil
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 30/Março/2023
- Redação
Com temperaturas amenas e uma oportunidade única para experimentar as delícias do turismo rural, a chegada do outono no Brasil mostra-se como uma excelente oportunidade para quem deseja fazer viagens diferentes pelo país.
A estação, que começou em 20 de março, é conhecida como a “Estação das Frutas” por cauda da diversidade de árvores que oferecem muitos frutos. É o momento ideal para vivenciar experiências em áreas rurais, como a colheita de frutas direto do pé.
Aluguel de carro – Pesquise por diversas locadoras de uma vez e encontre os melhores preços.
Dicas de viagens de outono no Brasil
Veja alguns roteiros de viagem que valem a pena ser feitos durante o outono no Brasil.
Circuito das Frutas, em São Paulo
No Circuito das Frutas, localizado próximo à capital paulista, nas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, é possível participar de atividades no estilo “Colha e Pague” em propriedades rurais.
Além disso, as cidades também realizam festas dedicadas às frutas mais cultivadas da região, como a Festa do Caqui em Itatiba e a Festa do Morango em Atibaia. Em Valinhos, destaque para a produção de figo, responsável por 80% de toda a produção da fruta no Brasil.
Região Turística da Uva e Vinho, no Rio Grade do Sul
Já no Rio Grande do Sul, a Região Turística da Uva e Vinho, próxima à cidade de Gramado, é uma das maiores produtoras de uva e vinho do país, com 32 municípios integrantes da rota. A região é famosa pela realização da vindima, que marca a colheita das uvas.
Os viajantes podem participar da colheita e pisa das uvas, degustações de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos, além de correr ou pedalar em meio aos parreirais, participar das festas típicas nas comunidades, fazer piqueniques e almoçar ao ar livre.
Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira as melhores opções no Brasil.
Vale de São Francisco, em Pernambuco
O Vale de São Francisco, localizado no sertão pernambucano, está atraindo turistas no outono no Brasil com a produção de uvas e vinhos finos. As cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó são responsáveis pela única região do mundo com mais de duas safras de uva por ano. Ambas produzem 15% dos vinhos finos nacionais.
Santa Maria da Boa Vista conta com a vitivinícola pioneira no Nordeste no cultivo de uvas para exportação, enquanto Lagoa Grande é a capital da uva e do vinho da região. Lá, os visitantes podem observar as fases fenológicas das videiras e degustar os produtos produzidos.
Caminho do Vinho, no Paraná
O Caminho do Vinho, localizado em São José dos Pinhais (PR), é um ótimo destino para quem gosta de morangos. Os turistas podem realizar a colheita da fruta, consumi-la, pesá-la e levar para casa.
O destino também oferece geleias, suspiros e espetinhos de morango com chocolate. O passeio pelo Caminho do Vinho é uma experiência tranquila, realizado em contato com a natureza e lazer.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter.
Rota do Engenho, em Sergipe
Outra dica de viagem no outono no Brasil é a Rota do Engenho, em Sergipe, onde os turistas podem aprender sobre adubação e plantio de hortas, além de experimentar o saboroso aratu no final da atividade.
Amazônia Atlântica, no Pará
Na rota Amazônia Atlântica, a Fazenda Bacuri, em Augusto Corrêa (PA), oferece produtos orgânicos, como geleias, licores, mel e frutas secas cultivadas em áreas de manejo florestal. No Sítio Raiz, por sua vez, os turistas podem acompanhar a produção de farinha de mandioca.
Reserve tours, ingressos e transfers no Brasil antes de sair de casa e pague em parcelas.
Ferradura dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul
No sul do país, a rota “Ferradura dos Vinhedos” leva os visitantes para vivenciar a produção de vinhos e degustar a bebida, além de conhecer agroindústrias e cooperativas que fabricam queijos, azeite de oliva, noz-pecã e embutidos.
O café campeiro também é uma opção, com guloseimas típicas da região fronteiriça. São experiências únicas e imperdíveis para os amantes da natureza e da gastronomia local.