Roteiro
O que fazer em Tóquio – 13 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 21/Agosto/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Quem vai ao Japão encontra muito o que fazer em Tóquio. Além de ser a principal porta de entrada para o país, a capital conta com uma lista enorme de atrações, incluindo cenários naturais incríveis, bairros agitados, templos belíssimos e até parques da Disney.
Uma boa dica para turistas brasileiros é tirar um tempinho para aprender mais sobre a cultura e os costumes japoneses. Além disso, a viagem é a oportunidade perfeita para explorar os sabores autênticos da tradicional culinária asiática.
Neste post, preparei uma lista com as principais atrações de Tóquio. Também separei dicas e recomendações de restaurantes e hotéis na capital do Japão.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Tóquio
Caminhar pelas movimentadas ruas de Shibuya, subir até o mirante da Skytree e contemplar as famosas cerejeiras no Ueno Park são alguns dos passeios mais recomendados na capital japonesa. Entretanto, há muitas outras atividades para incluir no roteiro.
O fato é que há muito o que fazer em Tóquio. Por isso, listei as principais atrações da cidade abaixo:
- Shibuya
- Shinjuku Gyoen
- Skytree
- Parques da Disney
- Parque Yoyogi
- Kabukiza
- Akihabara
- Meiji Jingu
- Senso-ji
- Ueno Park
- Ginza
- Harajuku
- Monte Fuji
Pronto para saber tudo sobre Tóquio?
Onde fica Tóquio
Tóquio fica na parte leste do Japão. A cidade é a capital e está localizada na ilha de Honshu, a maior do país.
O destino conta com aproximadamente 9 milhões de habitantes. Entretanto, ao considerar a região metropolitana de Tóquio, o número sobre para cerca de 37 milhões de pessoas – a maior população urbana do planeta.
13 atrações em Tóquio
Confira detalhes das principais atrações de Tóquio.
1. Shibuya
Shibuya é o bairro mais famoso e mais movimentado de Tóquio. Vale a pena ir ao segundo andar da Shibuya Station para ver a agitação da região de um jeito diferenciado.
A principal atração do pedaço é o Shibuya Crossing, maior e mais movimentado cruzamento de pedestres do mundo. Ele é formado por cinco ruas, oito semáforos e recebe cerca de três milhões de pessoas diariamente. O tempo de travessia dura, em média, três minutos.
2. Shinjuku Gyoen
Os jardins do parque Shinjuku Gyoen são encantadores. O local surgiu no período feudal, foi transformado em jardim botânico e depois passou a ser utilizado pela família imperial. Após ser destruído na Segunda Guerra Mundial, reabriu como um parque público.
Na primavera, o complexo ganha ainda mais vida por conta da florada das cerejeiras. Já no outono, as folhagens exibem tons mais sóbrios e criam paisagens belíssimas.
- Endereço: 11 Naitomachi, Shinjuku City
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
3. Skytree
A Skytree é o local perfeito para contemplar Tóquio de cima. Inaugurada em 2012, a torre de comunicações tem 634 metros de altura e é lar de alguns dos mirantes mais impressionantes da região.
O Tembo Deck é o primeiro mirante, com 350 metros de altura e área com chão de vidro. Já o Tembo Galleria fica a 450 metros de distância do solo e oferece vistas panorâmicas inesquecíveis. A torre conta ainda com restaurante e cafeteria.
- Endereço: 1-1-2 Oshiage
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 22h. Sábado, das 9h às 17h e das 20h30 às 22h30. Domingo, das 9h às 22h.
4. Parques da Disney
A capital do Japão tem seus próprio complexo da Disney, chamado Tokyo Disney Resort. O local abriga dois parques temáticos: Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea, além de centro de compras e hotéis.
O Tokyo Disneyland remete aos parques clássicos de Orlando e da Califórnia, com direito a castelo e atrações como Splash Mountain e Space Mountain. Já no Tokyo DisneySea, os visitantes se aventuram em diversas atrações relacionadas aos rios e oceanos do planeta. Além disso, podem embarcar em brinquedos consagrados, a exemplo de Soaring e Tower of Terror.
5. Parque Yoyogi
O parque Yoyogi é um dos maiores da metrópole. Com belos jardins e gramados, o local atrai pessoas de todas as idades, que aproveitam para relaxar ao ar livre ou fazer piqueniques.
Uma curiosidade é que a área é lar do Ginásio Nacional de Yoyogi, que foi construído para as Olimpíadas de 1964. Além de ter sido palco de grandes eventos esportivos, a construção, que chama atenção de longe, já recebeu artistas como Queen, Pink Floyd e Britney Spears.
- Endereço: 2-1 Yoyogikamizonocho
6. Kabukiza
Situado em Ginza, o Kabukiza é um antigo teatro que foi construído em 1889. Sua arquitetura é incrível, tanto na parte externa como na área interna.
Atualmente, a casa recebe apresentações de Kabuki. Trata-se de um estilo de teatro tradicional do Japão, baseado em canto, dança e habilidade.
- Endereço: 4-12-15 Ginza
7. Akihabara
O distrito de Akihabara é um dos locais favoritos dos otakus, mas também agrada quem gosta de tecnologia. Ali, é possível encontrar inúmeras lojas de eletrônicos e artigos relacionados a animes.
A região também é a melhor da cidade para os gamers. Além dos fliperamas, há comércios locais que trabalham com diversos tipos de consoles, desde os mais modernos até modelos antigos e raros.
8. Meiji Jingu
O Meiji Jungu é um santuário xintoísta criado em homenagem ao imperador japonês Meiji. Ele foi construído em 1920, destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído posteriormente.
Um dos fatores mais legais é que o templo fica no coração de Tóquio, mas é cercado por uma enorme floresta. Durante a visita, não deixe de conferir a Casa do Tesouro de Meiji, onde é possível ver diversos objetos que foram utilizados pelo imperador e por sua esposa, a imperatriz Shoken.
- Endereço: 1-1 Yoyogikamizonocho
- Horário de funcionamento: variam a cada mês do ano e podem ser consultados no site oficial.
9. Senso-ji
Um local que precisa estar no roteiro de quem vai a Tóquio é o Senso-ji. Trata-se do templo budista mais antigo da cidade, fundado em 645.
Independentemente de sua crença, a visita vale muito a pena. Uma das grandes atrações do complexo é o portal Kaminarimon, perfeito para tirar fotos belíssimas.
- Endereço: 2-3-1 Asakusa
10. Ueno Park
Outro ponto turístico imperdível é o Ueno Park. Inaugurado em 1873, o local é famoso por suas cerejeiras, que protagonizam alguns dos cartões-postais mais famosos da cidade.
Além dos cenários naturais, o parque conta com algumas atrações culturais, como o zoológico de Ueno, onde é possível ver os ursos pandas. Há também museus e exposições de artes, história e ciências.
11. Ginza
Na capital japonesa, Ginza é sinônimo de luxo. É ali que estão as principais grifes de moda do mundo, como Chanel, Rolex e Louis Vuitton.
O ponto mais famoso da região é a Chuo-dori, avenida principal que funciona como uma versão japonesa da 5th Avenue (em Nova York, nos Estados Unidos). Há também o edifício da Wako, que ostenta uma belíssima torre de relógio da Seiko.
12. Harajuku
Os viajantes que gostam de badalação devem separar um tempinho para ir ao distrito de Harajuku. Frequentado principalmente por jovens, o local abriga diversos restaurantes, lojas de roupas descoladas e até comércios voltados a cosplayers.
O bairro também é lar de muitos dos famosos cafés temáticos. Os mais populares são os que permitem interagir com bichinhos, como cachorros, gatos e até corujas.
13. Monte Fuji
Há diversos tours que levam o viajante ao Monte Fuji, que pode ser visto de Tóquio em dias pouco nublados e fica a aproximadamente duas horas de distância de carro. Normalmente, os passeios passam pelo lago Kawaguchi e pelo parque Oishi, aos pés da montanha.
A grande atração das excursões, contudo, é sempre a subida ao Monte Fuji. Os participantes dos tours embarcam no teleférico rumo à 5ª estação da montanha, que guarda vistas inesquecíveis.
Como chegar em Tóquio
O caminho do Brasil até Tóquio é longo, mas vale muito a pena. Como não existem rotas diretas, é necessário realizar os trajetos via Europa, América do Norte, Emirados Árabes ou África.
Minha dica é sempre pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma. Por lá, dá para comparar bem as opções e identificar os melhores preços.
Transporte em Tóquio
O transporte público de Tóquio costuma ser muito elogiado pelos turistas. O mais recomendado é utilizar as linhas de trem e metrô, que são bem eficientes e passam pelos principais bairros.
Uma boa dica é comprar o bilhete do metrô com antecedência online. É possível escolher entre passes que duram 25, 48 ou 72 horas.
Os táxis no Japão são seguros, mas extremamente caros. Por isso, muita gente prefere ir de um ponto de interesse de transfer privativo ou utilizando ônibus turísticos, que passam pelas principais atrações da cidade várias vezes ao dia e permitem que as pessoas subam e desçam quantas vezes quiserem.
Vale a pena destacar que brasileiros que estão visitando o Japão não podem dirigir no país, que utiliza mão inglesa e tem algumas regras de trânsito diferentes. Por isso, alugar um carro não é uma alternativa.
Quando ir a Tóquio
O período de maio a agosto é uma boa época para visitar Tóquio. As temperaturas são amenas e há poucas chances de chuva.
Para quem deseja ver a sakura, quando as flores das cerejeiras pintam o país de branco e rosa, o mês ideal é abril.
O verão e o inverno, por sua vez, são marcados por temperaturas extremas. O calor é quente para valer. Já o frio costuma levar os termômetros a marcas negativas.
Seguro viagem Japão
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
eSim e Chip de Internet Japão
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Onde comer em Tóquio
Tóquio tem ótimas opções gastronômicas. O mais legal é que é possível comer muito bem em vários tipos de lugares diferentes, que vão desde barracas de comida de rua até restaurantes premiados.
Abaixo, confira algumas dicas de restaurantes no destino:
- Lotteria
- Sushiro
- Yakinikumafia Ikebukuro
- Ramen Street
Lotteria
O Lotteria é um fast food que tem várias unidades em Tóquio. É uma boa pedida para quem procura uma refeição rápida e bem mais típica do que as oferecidas por redes como McDonald’s e Burger King (que também estão presentes na cidade).
Sushiro
A rede de restaurantes Sushiro é conhecida por servir diversos tipos de sushi em esteiras. A variedade de receitas é grande e a experiência é divertida.
Yakinikumafia Ikebukuro
Os fãs de carnes grelhadas precisam ir ao Yakinikumafia Ikebukuro. Especializada em churrasco, o local é conhecido por trabalhar com cortes nobres, como wagyu.
Ramen Street
A Ramen Street é uma rua que concentra os melhores restaurantes de ramen de Tóquio. Ela fica perto da Tokyo Station e conta com oito estabelecimentos gastronômicos. Escolha um deles sem medo e explore os sabores desse prato típico.
Onde ficar em Tóquio
As opções de hospedagem em Tóquio são bem variadas. Elas vão desde hotéis de luxo cheios de mimos até cápsulas e alternativas econômicas para quem só precisa de um espaço confortável para dormir.
As regiões de Shibuya e Shinjuko são as mais indicadas para turistas. Além de concentrarem bons hotéis, ambas oferecem fácil acesso ao transporte público e contam com inúmeras opções de lojas, restaurantes, comércios e bares.
Outra boa pedida é procurar acomodações próximas à Tokyo Station. Isso porque a estação é a principal da cidade e se conecta com vários pontos de Tóquio (incluindo o aeroporto Narita, que recebe a maior parte dos voos internacionais).
Caso o objetivo seja faze uma viagem de luxo, procure opções em Ginza, bairro mais chique da capital. Já para economizar com hospedagem, vale a pena pesquisar estabelecimentos em áreas mais antigas do destino, como Asakusa e Ueno.
Nossas dicas de hotéis em Tóquio são:
Daiwa Roynet Hotel Nishi-Shinjuku PREMIER
O Daiwa Roynet Hotel Nishi-Shinjuku PREMIER fica a dois quilômetros de distância do Shinjuku Gyoen National Garden. O hotel tem acomodações confortáveis e serve um café da manhã muito elogiado pelos usuários do Booking.
—
The Millennials Shibuya
O The Millennials Shibuya é um hotel cápsula muito procurado por viajantes jovens. A localização é um de seus grandes trunfos: pertinho do Meiji Jingu e a apenas 400 metros da famosa estátua do cão Hachiko.
—
Shibuya Tobu Hotel
O enorme cruzamento de Shibuya fica a apenas cinco minutos a pé do Shibuya Tobu Hotel. O complexo tem acomodações compactas, mas aconchegantes e bem equipadas.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Tóquio (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
O que você precisa saber antes de ir a Tóquio
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis