Roteiro
O que fazer em Montevidéu – 15 atrações e dicas imperdíveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 26/Setembro/2023
- Maria Beatriz Vaccari
Com atrações históricas e ótima gastronomia, a capital uruguaia atrai muitos viajantes brasileiros. Elaborar um roteiro completo com antecedência é uma das melhores dicas para aproveitar a experiência ao máximo, já que há muito o que fazer em Montevidéu.
Com uma atmosfera tranquila e muito charmosa, a cidade também é referência quando o assunto é gastronomia. Afinal, os pratos e ingredientes uruguaios incluem delícias como asado, empanadas e doce de leite.
Neste post, te mostro quais são as principais atrações e pontos turísticos de Montevidéu. Também aproveitei para reunir dicas de viagem, incluindo sugestões de restaurantes e hotéis na capital uruguaia.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Montevidéu
Repleta de belíssimas construções históricas, Montevidéu é uma das capitais mais charmosas da América do Sul. A cidade é tão bonita que muitos viajantes aproveitam para fazer tours fotográficos.
Como há muito o que fazer em Montevidéu, criei uma lista como as principais atrações para você montar um roteiro. Elas estão relacionadas abaixo:
- Ciudad Vieja
- Palacio Salvo
- Palacio Estevez
- Catedral Metropolitana
- Teatro Solís
- Torres García
- Museu Andes 1972
- Café Brasilero
- Mercado del Puerto
- Estádio Centenário
- Mercado de Los Artesanos
- Baar Fun Fun
- Parque Rodó
- Punta Carretas Shopping
- La Rambla
Pronto para descobrir tudo sobre Montevidéu?
Onde fica Montevidéu
Banhada pelo Rio da Prata, Montevidéu está localizada na parte sul do Uruguai.
Apesar de ser a capital do país, o destino tem um clima de cidade pequena e é lar de pouco mais de 1,3 milhão de pessoas.
15 atrações em Montevidéu
Confira os detalhes das principais atrações de Montevidéu.
1. Ciudad Vieja
Conhecido como Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu concentra algumas das principais atrações da cidade. Vale a pena caminhar pelas ruas e contemplar a arquitetura dos prédios antigos.
Uma curiosidade é que, até 1829, o bairro era cercado por uma muralha. O objetivo era proteger a cidade, mas, com o tempo, as barreiras foram derrubadas. Atualmente, é possível ver somente a antiga entrada, chamada de Puerta da Ciudadela.
2. Palacio Salvo
Construído entre 1923 e 1928, o Palacio Salvo foi um presente de comerciantes italianos para a capital uruguaia. O grande destaque é a enorme torre, que tem 105 metros e foi a mais alta da América do Sul até 1935.
A visita por fora já vale a pena, mas também dá para entrar no prédio para conhecer a história do local, os cômodos e subir até o topo da torre, de onde é possível ter uma vista incrível da cidade.
- Endereço: Pl. Independencia, 848
- Horário de funcionamento: segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e domingo, das 10h às 16h30. Terça-feira, quinta-feira e sábado, das 10h30 às 13h30.
3. Palacio Estevez
O Palacio Estevez é a antiga sede do governo uruguaio. Desde 1999, o prédio funciona como Museu da Casa do Governo.
Quem vai ao local pode conferir detalhes sobre a trajetória política do país e observar um acervo que reúne documentos, quatros, trajes e objetos históricos.
- Endereço: Pl. Independencia, 776
- Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.
4. Catedral Metropolitana
Inaugurada em 1804, a Catedral Metropolitana é uma das igrejas mais bonitas do Uruguai. Ela fica em Ciudad Vieja e conquista os visitantes com sua arquitetura em estilo neoclássico espanhol.
O local recebe eventos, visitas guiadas e também celebra missas. Os dias e horários das atrações ficam disponíveis no site oficial.
- Endereço: Ituzaingó, 1373
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 10h às 12h30.
5. Teatro Solís
Com um visual repleto de colunas (que rende ótimas fotos), o Teatro Solís é a casa de espetáculos mais famosa da capital. Ele foi inaugurado em 1856.
Vale a pena contemplar a construção por fora e participar de uma das visitas guiadas, que exploram as dependências do teatro.
- Endereço: Reconquista, S/N esq
6. Torres García
O museu dedicado ao artista uruguaio Joaquín Torres García aparece como uma boa opção de passeio para quem gosta de atrações culturais.
Pinturas, esculturas, cartas, desenhos e esboços são alguns dos principais destaques do acervo.
- Endereço: Sarandí, 683
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 19h. Sábado, das 11h às 17h.
7. Museu Andes 1972
O Museu Andes 1972 conta a história da queda de um avião que levava uruguaios para o Chile. Dos 45 tripulantes, 16 sobreviveram ao acidente com a aeronave.
O local presta homenagem às vítimas e conta como o grupo de sobreviventes precisou enfrentar condições extremas durante 72 dias até ser encontrado.
- Endereço: Rincón, 619
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado, das 10h às 15h.
Café Brasilero
O tradicional Café Brasilero fica em um edifício declarado com patrimônio arquitetônico e conquista os visitantes com suas decorações em estilo art nouveau. Fundado em 1877, o local serve cafés, sanduíches, sobremesas e almoços executivos.
Ao longo de sua trajetória, o local recebeu pessoas ilustres. O célebre escritor Eduardo Galeano, por exemplo, adorava passar suas tardes por lá.
- Endereço: Ituzaingó, 1447
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 19h.
Mercado del Puerto
Separe um dia para almoçar no Mercado del Puerto, um dos espaços gastronômicos mais icônicos de Montevidéu, que reúne ótimos restaurantes.
Durante a visita, o viajante consegue ver carnes preparadas na parrila e provar desde churrascos até receitas sofisticadas.
- Endereço: Piedras, 237
- Horário de funcionamento: Sábado a quinta-feira, das 9h30 às 17h. Sexta-feira, das 9h30 às 19h.
Estádio Centenário
Até quem não é fã de futebol se diverte no passeio ao Estádio Centenário. Aberto para visitação, o local recebe jogos de clubes locais e – em algumas ocasiões – até da seleção uruguaia.
Na parte interna da arena é possível conhecer o Museo del Fútbol, que fala sobre o esporte no país e exibe um acervo com fotos, quadros e camisas históricas.
- Endereço: Montevideo, 11400
Mercado de Los Artesanos
Quem gosta de explorar a cultura local de cada destino precisa visitar o Mercado de Los Artesanatos.
O complexo reúne obras artesanais feitas por produtores locais e é ótimo para quem quer comprar lembrancinhas de viagem.
- Endereço: Pza. Cagancha, 1365
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h30 às 18h30.
Baar Fun Fun
Quem ainda não sabe o que fazer em Montevidéu à noite pode programar uma visita ao Baar Fun Fun. Fundado em 1895, o local recebe os tradicionais shows de tango.
Durante a visita, vale a pena provar dois drinques autorais criados pelo fundador da casa, Augusto López: Pegulo e Uvita.
- Endereço: Sede CAF, Ciudadela, 1229
- Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h às 2h.
Parque Rodó
Batizado em homenagem ao escritor José Enrique Rodó, o Parque Rodó não pode ficar fora do roteiro de quem viaja à capital uruguaia. A enorme área verde no bairro Punta Carretas conquista a galera com seus jardins e é ótima para alguns minutos de descanso.
A dica é curtir o complexo como um local. Para isso, peça um mate e divirta-me em atrações como a roda-gigante.
Punta Carretas Shopping
Se o objetivo é fazer compras durante a viagem, vá ao Punta Carretas Shopping, que tem lojas variadas e restaurantes.
O curioso é que o complexo foi construído na área de uma antiga penitenciária. Foi ali que José Mujica, ex-presidente do Uruguai, ficou preso.
- Endereço: José Ellauri, 350
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 21h.
La Rambla
La Rambla é a avenida beira-mar mais famosa da cidade. A via tem mais de 30 quilômetros e percorre a orla da capital.
Os visuais mais bonitos estão nas regiões de Pocitos e Buceo, que concentram diversos restaurantes.
Como chegar a Montevidéu
Por conta da proximidade, quem mora na região sul do Brasil pode viajar de carro para Montevidéu, que fica a cerca de 800 quilômetros de Porto Alegre.
Os motoristas podem cruzar a fronteira para o Uruguai a partir de duas cidades brasileiras: Jaguarão e Chuí. A primeira oferece uma rota mais rápida até a capital do país vizinho. A segunda, por sua vez, tem um caminho mais longo, mas que passa por belíssimos cenários praianos.
Para quem tem carro próprio, a dica é fazer a revisão do veículo e cair na estrada. Outra opção é alugar um carro por meio deste comparador online (que oferece os melhores preços do mercado) ou viajar de ônibus (rota um pouco mais cansativa).
Outra alternativa é ir de avião. O Aeroporto Internacional de Carrasco é o principal da região. Ele fica a aproximadamente 20 quilômetros do centro de Montevidéu e recebe voos que partem de cidades como São Paulo, Campinas e Porto Alegre.
As rotas são operadas por companhias como Gol, Azul, SKY e Latam. Recomendo pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Os turistas que optarem por conhecer a Argentina antes de seguir para Montevidéu conseguem chegar ao destino à bordo de balsas que partem de Buenos Aires. As embarcações também levam a destinos como Colônia del Sacramento e Punta del Este.
Transporte em Montevidéu
O sistema de transporte de Montevidéu é bem organizado. Os ônibus são a forma mais barata de se locomover pela cidade, mas também dá para usar táxis, carros de aplicativos e até alugar bicicletas.
Outra opção é reservar transfers privativos ou alugar um carro – na hora de pesquisar, não deixe de conferir as opções da Mobility, que oferece as tarifas mais baixas do mercado. Com isso, o viajante tem mais flexibilidade para explorar o destino como bem entender.
Quando ir a Montevidéu
O verão é a época mais quente e agitada. Para quem gosta de animação durante a viagem, a melhor opção é programar o roteiro para dezembro, janeiro ou fevereiro.
A primavera e o outono, por sua vez, têm poucas chances de chuva (principalmente entre março, abril e maio) e temperaturas amenas, que variam de 11ºC a 25°C.
Apesar de ter um charme único, o inverno é a pior época para visitar Montevidéu. A não ser que o viajante goste de frio e não se preocupe em pegar chuva durante os passeios.
Seguro viagem Uruguai
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem Uruguai
Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas os serviços que eu mais gosto são o da America Chip e o chip de viagem da Seguros Promo. Primeiro porque ambos funcionam bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar.
Roteiro de 2 dias em Montevidéu
Dois dias de viagem são suficientes para montar um bom roteiro em Montevidéu. Confira uma sugestão de programação:
1º dia – Ciudad Vieja e Estádio Centenário
- Comece o passeio pela Ciudad Vieja, o coração de Montevidéu. Lá estão diversos pontos históricos da capital uruguaia, como o Palacio Salvo, cuja torre o posicionou como prédio mais alto da América do Sul até a década de 1930, o Palacio Estevez, antiga sede do governo, a Catedral Metropolitana e o famoso Teatro Solís, aberto para visitas guiadas.
- Caminhe pela calle Sarandí, o calçadão principal do centro velho. Só evite passar por lá nos fins de tarde de sábado ou aos domingos, quando o comércio fica fechado.
- Há diversos museus nos arredores, como o Torres García, o Museo del Carnaval e o dos Museu Andes 1972. Este último conta a história da queda de um avião que levava uruguaios para o Chile.
- Dê uma passadinha no Café Brasilero, um dos mais tradicionais de Montevidéu. Quem costumava passar algumas tardes ali era o célebre escritor Eduardo Galeano.
- Já na hora do almoço, siga para o Mercado del Puerto, a grande atração gastronômica da capital uruguaia. Ali dá pra ver carnes preparadas na parrila e provar desde churrascos até pratos fusion.
- Depois do almoço, uma boa dica é seguir para o histórico Estádio Centenário, aberto à visitação. Você pode seguir diretamente para lá ou então fazer um passeio nos ônibus turísticos que saem do calçadão da Yacaré, aos fundos do Mercado del Puerto.
- Caso futebol não seja a sua, permaneça no centro e siga para o Mercado de Los Artesanos, com ampla oferta de artesanatos.
- À noite, divirta-se em uma das casas de tango do centro. A mais tradicional é o Baar Fun Fun, fundado em 1895.
2º dia – Feirinha, shopping-presídio e orla
- Aproveite a manhã no Parque Rodó, a área verde mais agradável de Montevidéu. Peça um mate e curta a paisagem ou divirta-se com as crianças na roda-gigante e em outras atrações.
- Dali, siga para o Puntas Carretas Shopping, complexo construído na área de uma antiga penitenciária que já teve como prisioneiro José Mujica, ex-presidente do Uruguai.
- Caminhe pela orla na La Rambla, a avenida beira-mar mais famosa da cidade. Os visuais mais bonitos estão nas regiões de Pocitos e Buceo, que concentram diversos restaurantes.
- Passe a noite em um dos boliches (bares) nos arredores do Montevideo Shopping, entre Pocitos e Buceo.
Onde comer em Montevidéu
Montevidéu é um bom destino para quem gosta de experiências gastronômicas. Durante a viagem, não deixe de provar clássicos como parrilla, chivito e o delicioso doce de leite.
Abaixo, veja algumas sugestões de restaurantes para conhecer na cidade:
- El Palenque
- Bar Tabaré
- Francis
El Palenque
O restaurante El Palenque é indicado para provar os sabores típicos da gastronomia uruguaia. Ali, é possível ver o preparo das carnes na parrilla e depois prová-las. Os ingredientes são sempre suculentos e servidos em quantidades generosas.
Bar Tabaré
Com atmosfera de armazém, o Bar Tabaré é aconchegante e muito charmoso. O menu inclui uma boa variedade de carnes, mas as massas são a especialidade da casa.
Francis
O restaurante Francis é referência em culinária sofisticada. Com carnes deliciosas, o local é muito procurado por turistas e empresários que querem comer bem na capital.
Onde ficar em Montevidéu
A metrópole também se destaca quando o assunto é hospedagem. Há opções de hotéis para todos os bolsos e gostos.
A região de Ciudad Vieja é a mais procurada pelos turistas. Além de ficar no coração do Centro Histórico, a área tem bons cafés e restaurantes.
Pocitos é o local mais indicado para quem procura agitação e visuais incríveis. Já Punta Carretas e Carrasco são recomendadas aos viajantes mais reservados, principalmente para os que valorizam sofisticação.
Nossas dicas de hotéis em Montevidéu são:
After Hotel
Próximo ao Montevideo Shopping, o After Hotel é uma boa opção de hospedagem na região de Buceo. O local tem uma pequena piscina no último andar, que oferece vista para a praia.
Veja preços e avaliações
—
Don Boutique
Confortável e charmoso, o Don Boutique é indicado para quem procura um hotel bem localizado. Ele fica na Ciudad Vieja, perto do Mercado del Puerto.
Veja preços e avaliações
—
Hotel Costanero Montevideo MGallery
Bom atendimento e acomodações confortáveis são alguns dos principais trunfos do Hotel Costanero Montevideo MGallery. O complexo tem bar, terraço e fica a poucos passos da praia.
Veja preços e avaliações
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Montevidéu (clique nos links para ver preços e avaliações):
Luxo
- Radisson Montevideo Victoria Plaza
- Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa
- Hyatt Centric Montevideo
Bom custo-benefício
Econômicos
Também fiz um guia completo com mais opções de hotéis em Montevidéu.
O que você precisa saber antes de ir a Montevidéu
Quando planejo minhas viagens para Montevidéu, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Buenos Aires, na Argentina
- Onde ficar em Buenos Aires
- O que fazer em Montevidéu, no Uruguai
- O que fazer em Punta del Este
- O que fazer em Lima
- O que fazer na Ilha de Páscoa
- O que fazer em Colônia do Sacramento
- O que fazer em Bariloche – 15 atrações imperdíveis
- Seguro viagem Bariloche – Como escolher, descontos e dicas
- O que fazer em Bariloche em setembro