Roteiro
O que fazer em Milão – 13 atrações incríveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 06/Dezembro/2024
- Redação
Ao planejar o que fazer em Milão, os viajantes encontram opções variadas, desde museus e igrejas históricas até compras em boutiques de luxo. Conhecida como a capital da moda, a cidade fica no norte da Itália e é uma das mais populares do país.
O destino é capaz de conquistar viajantes de todos os estilos e idades, mas encanta, principalmente, os fãs de arte e design. O Duomo di Milano, a Galeria Vittorio Emanuele II e o famoso mural A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, são só algumas de suas inúmeras atrações.
Planejar um roteiro em Milão é explorar um destino repleto de contrastes. Para te ajudar nessa tarefa, criei um guia completo com dicas de atrações, de organização e sugestões de hotéis e restaurantes.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Milão
Entre os principais pontos turísticos de Milão, destaca-se o majestoso Duomo di Milano (Catedral de Milão) uma das maiores catedrais góticas do mundo. A cidade também abriga o imponente Castelo Sforzesco, símbolo de sua rica herança medieval, e o Estádio San Siro, muito procurado pelos amantes de futebol.
Como há muito o que fazer em Milão, listei as principais atrações do destino. Elas estão relacionadas abaixo:
- Duomo di Milano
- Castelo Sforzesco
- Estádio San Siro
- Galleria Vittorio Emanuele II
- Teatro alla Scala
- Igreja de Santa Maria delle Grazie – A Última Ceia
- Pinacoteca di Brera
- Navigli
- Cemitério Monumental de Milão
- Quadrilátero da Moda (Via Montenapoleone e arredores)
- Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
- Bosco Verticale
- Fundação Prada
Pronto para saber mais sobre cada uma delas?
Onde fica Milão
Milão está localizada na região da Lombardia, no norte da Itália. A cidade é um dos principais centros econômicos e culturais do país, situada a aproximadamente 573 km de Roma.
Graças à sua posição estratégica, Milão é uma excelente base para explorar outras regiões do norte da Itália. Ela está a cerca de 50 km do Lago de Como, um dos mais belos da Europa, e a pouco mais de 150 km de cidades como Turim e Veneza. Além disso, possui conexões fáceis com outros países europeus, como Suíça e França.
13 atrações em Milão
Confira detalhes sobre as principais atrações de Milão.
1. Duomo di Milano
O Duomo di Milano é o coração da cidade e uma das catedrais góticas mais impressionantes do mundo. Sua construção começou no século 14 e levou mais de 600 anos para ser concluída.
A fachada detalhada é apenas o começo do passeio, já que os visitantes também podem explorar o interior e subir ao terraço, que oferece uma vista panorâmica de Milão. Em dias claros, dá até para avistar os alpes.
- Localização: Piazza del Duomo
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 19h
2. Castelo Sforzesco
Construído no século 15, o Castelo Sforzesco é um marco da história de Milão. Originalmente, o prédio foi uma fortaleza militar, mas hoje abriga diversos museus e exposições, incluindo a Pinacoteca do Castelo e um museu.
A atração é rodeada pelo Parque Sempione. Durante a visita, vale a pena reservar um tempinho para caminhar por ali e até relaxar um pouco em meio à natureza.
- Localização: Piazza Castello
- Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 19h30.
3. Estádio San Siro
O Estádio San Siro, oficialmente chamado de Estádio Giuseppe Meazza, é um local icônico da cidade italiana. Trata-se de um ponto turístico imperdível para os fãs de futebol.
Casa dos times Milan e Inter de Milão, o complexo é um dos maiores da Europa. É possível comprar ingressos para assistir aos jogos ou optar por visitas guiadas que incluem acesso ao museu e aos bastidores.
- Localização: Piazzale Angelo Moratti
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h (exceto em dias de jogos).
4. Galleria Vittorio Emanuele II
A Galeria Vittorio Emanuele II é um dos mais antigos e elegantes centros comerciais do mundo. Ela fica bem próxima ao Duomo.
O local é famoso por sua arquitetura impressionante, com uma cúpula de vidro e ferro e mosaicos decorativos no piso. Além disso, reúne diversas lojas de luxo (como Prada e Louis Vuitton) e restaurantes e cafés históricos.
- Localização: Piazza del Duomo
- Horário de funcionamento: aberta 24 horas (as lojas e restaurantes possuem horários próprios).
5. Teatro alla Scala
Um dos teatros de ópera mais renomados do mundo, o Teatro alla Scala, foi inaugurado em 1778 e é conhecido por sua acústica impecável. Além de óperas, recebe apresentações de balé e concertos.
Os visitantes podem explorar o interior e conhecer o Museu della Scala, que exibe figurinos, instrumentos musicais e objetos históricos ligados às óperas.
- Localização: V. Filodrammatici, 2 (teatro) e V. Filodrammatici, 2 (museu)
- Horário de funcionamento do museu: diariamente, das 9h às 17h30
6. Igreja de Santa Maria delle Grazie – A Última Ceia
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Igreja de Santa Maria delle Grazie é um marco religioso e histórico de Milão. A Última Ceia, um dos trabalhos mais icônicos de Leonardo da Vinci, fica dentro do templo.
Pintada no final do século 15, a obra é uma peça-chave da história da arte. A atração é muito concorrida e controla o número de visitantes diários. Por isso, vale a pena reservar o ingresso com a maior antecedência possível.
- Localização: Piazza di Santa Maria delle Grazie
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 7h às 13h e das 15h às 19h30. Domingo, das 7h30 às 12h30 e das 15h às 19h30.
7. Pinacoteca de Brera
O bairro Brera é o destino ideal para quem busca charme e arte. Além de abrigar ótimos cafés e boutiques, a região é lar da Pinacoteca di Brera, um dos museus mais importantes da Itália.
O centro artístico possui obras de alguns dos maiores nomes da história. Entre eles, Caravaggio, Rafael e Mantegna.
- Localização: Via Brera, 28
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h30 às 19h15 (última entrada às 18h).
8. Navigli
Navigli é um bairro famoso por seus canais, projetados em parte por Leonardo da Vinci. O local também é conhecido pela vida noturna, com bares, restaurantes e mercados ao ar livre.
É uma ótima região para passear à tarde ou aproveitar o famoso aperitivo milanês ao pôr do sol. Caso deseje, reserve um tour gratuito para explorar a área.
9. Cemitério Monumental de Milão
Mais que um cemitério, o Monumental é um museu a céu aberto. É um local que combina arte, arquitetura e história em um só lugar.
Seus túmulos impressionantes e esculturas majestosas celebram a vida de personalidades históricas e famílias importantes da Itália.
- Localização: Piazzale Cimitero Monumentale
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h
10. Quadrilátero da Moda (Via Montenapoleone e arredores)
Os apaixonados por moda não podem deixar de ir ao Quadrilátero da Moda. Formado pelas ruas Via Montenapoleone, Via della Spiga, Via Sant’Andrea e Via Manzoni, o bairro é um dos principais centros fashion do mundo.
Ao caminhar pela área, é possível encontrar lojas de grifes como Gucci, Armani, Chanel e Prada. Mesmo para quem não pretende comprar, vale a pena passear pelas vitrines e sentir o glamour do local.
11. Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
O Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci é uma parada imperdível para fãs de inovação e história. Dedicado ao gênio Leonardo da Vinci, o complexo exibe desde máquinas projetadas por ele até exposições sobre energia, transporte e astronomia.
É um ótimo passeio para pessoas de todas as idades. Entretanto, costuma fazer ainda mais sucesso entre as famílias com crianças.
- Localização: Via San Vittore, 21
- Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h; sábado e domingo, das 9h30 às 18h30
12. Bosco Verticale
O Bosco Verticale é um dos maiores exemplos de arquitetura sustentável no mundo. Composto por duas torres residenciais cobertas por mais de 900 árvores e 20 mil plantas, o complexo simboliza o compromisso de Milão com o urbanismo verde.
Embora não seja possível visitar os apartamentos, o edifício pode ser admirado de fora, especialmente do parque ao redor, na região de Porta Nuova.
- Localização: Via Gaetano de Castillia, 11
13. Fundação Prada
Dedicada à arte contemporânea, a Fundação Prada é um espaço cultural incrível. Ela fica em um antigo complexo industrial revitalizado e oferece exposições e instalações interativas.
O Bar Luce, cafeteria do complexo, é uma atração à parte. Isso porque o espaço foi projetada por Wes Anderson, combinando design retrô com muita criatividade.
- Localização: Largo Isarco, 2
Horário de funcionamento: Quarta a segunda-feira, das 10h às 19h
Como chegar a Milão
O Aeroporto Internacional de Malpensa (MXP) é o principal da cidade e recebe voos diretos de São Paulo. Os brasileiros também podem chegar à cidade italiana por meio de conexões em grandes hubs europeus, como Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) ou Paris (França).
Para comparar passagens de várias companhias de uma vez, minha dica é usar o metabuscador da Vai de Promo. Isso porque ele é prático, em português, permite pagamento parcelado e lista apenas passagens válidas, entregando o localizador na hora, que é o que você precisa para viajar na data selecionada.
Caso o viajante já esteja na Europa, Milão é facilmente acessível por trem de alta velocidade. O principal terminal ferroviário é a Estação Central de Milão, um marco arquitetônico e ponto de partida para várias rotas.
Quando ir a Milão
Milão pode ser visitada em qualquer época do ano, mas o clima e os eventos locais influenciam bastante na experiência de viagem. A primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro) são as melhores estações para visitar a cidade, com temperaturas agradáveis e menos multidões.
O inverno (dezembro a fevereiro) é ideal para quem deseja aproveitar a atmosfera natalina, visitar as estações de esqui próximas ou explorar a cidade em um clima mais frio. Já o verão (junho a agosto) traz dias longos e programações com vários eventos culturais, mas as temperaturas podem ultrapassar 30°C.
Recomendo evitar viagens no mesmo período de grandes eventos que são realizados em Milão, já que a cidade fica mais movimentada e os preços das acomodações podem subir bastante. Alguns exemplos são a Semana de Moda de Milão, realizada em fevereiro e setembro, e o Salão do Móvel, em abril.
Documentação
Turistas brasileiros que pretendem ir a Milão precisam de passaporte com pelo menos três meses de validade após a data de chegada na Itália. Não é necessário visto para estadias de até 90 dias, desde que a viagem seja para turismo, negócios ou trânsito.
Além do passaporte, é obrigatório que os viajantes adquiram um seguro viagem internacional que cubra despesas médicas, hospitalares e repatriação. Esse seguro é uma exigência para a entrada na Itália e deve ser apresentado às autoridades no momento da imigração. O plano deve cobrir um valor mínimo de 30 mil euros e estar válido durante toda a estadia no país.
Transporte em Milão
A rede de transporte público de Milão é eficiente e amigável para turistas. Ela inclui bondes, ônibus e um metrô com cinco linhas que conectam as principais regiões e atrações da cidade.
Táxis e carros de aplicativos, como Uber, também são boas alternativas para se locomover. Além disso, muitos viajantes reservam transfers privativos ou embarcam em ônibus turísticos que passam pelos locais mais famosos do pedaço.
Para quem prefere explorar a cidade no seu próprio ritmo, Milão é ótima para caminhar, especialmente em áreas como o centro histórico e o bairro Brera. Há ainda a possibilidade de alugar um carro – nesse caso, indico conferir as opções neste comparador de locadoras, que reúne as principais locadoras globais em um único lugar e oferece os melhores preços do mercado.
Seguro viagem Itália
O seguro viagem Itália é obrigatório e muito útil. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
eSim e Chip de Internet Itália
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 3 dias em Milão
Criei um roteiro de três dias em Milão para quem deseja explorar o melhor da cidade de forma equilibrada, combinando história, cultura, arquitetura e vida local. Confira!
Dia 1: centro histórico e clássicos de Milão
- Comece o dia visitando o majestoso Duomo de Milão e admire sua arquitetura gótica impressionante. Suba ao terraço para uma vista panorâmica da cidade.
- Em seguida, explore a Galeria Vittorio Emanuele II, uma das galerias comerciais mais antigas do mundo, e aproveite para fazer uma pausa em um de seus elegantes cafés.
- Almoce nas proximidades e siga para o icônico Teatro alla Scala, símbolo da ópera mundial. Faça uma visita guiada ao museu e, se possível, confira a agenda para assistir a uma apresentação.
- Termine o dia no Quadrilátero da Moda, explorando as lojas de luxo na Via Montenapoleone e arredores.
Dia 2: arte, cultura e bairros charmosos
- Comece no bairro Brera, visitando a Pinacoteca di Brera, que abriga uma coleção impressionante de obras-primas.
- Aproveite para explorar as ruas charmosas do bairro, repletas de boutiques, cafés e galerias de arte.
- Almoce em um restaurante local e siga para a Igreja de Santa Maria delle Grazie, onde está o famoso mural A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Não se esqueça de reservar os ingressos com antecedência.
- Passeie pelos canais do bairro Navigli, conhecido por sua atmosfera boêmia e vida noturna animada.
- Termine o dia jantando em um dos restaurantes à beira do canal.
Dia 3: arquitetura moderna e experiências únicas
- Visite o impressionante Cemitério Monumental de Milão, um museu a céu aberto com esculturas e mausoléus históricos.
- Em seguida, explore o Bosco Verticale, um exemplo de arquitetura sustentável que define o horizonte moderno de Milão.
- Almoce no bairro Porta Nuova e dedique o restante da tarde ao Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, que apresenta exposições interativas e modelos inspirados nos projetos do gênio renascentista.
- Termine sua estadia na Fundação Prada, um espaço cultural que reúne arte contemporânea e arquitetura. Ali, não deixe de visitar o café projetado por Wes Anderson.
Onde comer em Milão
Milão é um excelente destino gastronômico, pois combina a tradição da culinária italiana com a inovação da cozinha moderna. A cidade oferece opções para todos os gostos e bolsos, desde trattorias tradicionais até restaurantes premiados com estrelas Michelin.
Conheça algumas das melhores sugestões de onde comer em Milão:
- Ratanà
- Trattoria Milanese
- Pasticceria Marchesi
- Il Luogo di Aimo e Nadia
Ratanà
Localizado em um edifício histórico cercado por um parque moderno, o Ratanà é conhecido por reinterpretar pratos tradicionais da Lombardia. Experimente o famoso risotto alla milanese com açafrão ou o ossobuco.
Trattoria Milanese
Com ambiente acolhedor e autêntico, a Trattoria Milanese é uma escolha popular para quem busca pratos tradicionais em Milão. O cardápio inclui opções como cotoletta alla milanese e polenta. É ideal para uma experiência genuína da culinária local.
Pasticceria Marchesi
Fundada em 1824, a Pasticceria Marchesi é uma das confeitarias mais tradicionais de Milão. O local é perfeito para saborear um café acompanhado de doces como os clássicos panettone ou tiramisu.
Il Luogo di Aimo e Nadia
Para uma experiência sofisticada, o Il Luogo di Aimo e Nadia é um restaurante com uma estrela Michelin que combina tradição e criatividade. Os pratos são apresentados como obras de arte e incluem sabores autênticos italianos com toques contemporâneos.
Onde ficar em Milão
Milão oferece uma ampla variedade de acomodações, desde hotéis de luxo até opções mais econômicas, como albergues e apartamentos para aluguel. As regiões mais indicadas para se hospedar dependem do tipo de experiência desejada, seja para explorar as atrações principais, aproveitar a vida noturna ou fazer compras.
O Centro Histórico é uma das áreas mais populares entre os turistas. Ali, é possível encontrar ótimas acomodações próximas a atrações como o Duomo e a Galeria Vittorio Emanuele II.
O bairro Brera, por sua vez, é perfeito para quem aprecia um ambiente artístico e boêmio. A região é repleta de galerias de arte, cafés charmosos e ruas tranquilas.
Outro local indicado para hospedagem em Milão é Navigli, famoso pelos canais e pela vida noturna. A área é especialmente recomendada para jovens casais e grupos de amigos que procuram experiências descontraídas.
Também vale a pena considerar a região Estação Central, próxima à estação ferroviária. Ela conta com hotéis mais acessíveis e é perfeita para quem pretende explorar outras cidades de trem.
Nossas dicas de hotéis em Milão são:
INNSiDE by Meliá Milano Torre GalFa
Situado na famosa Torre GalFa, o INNSiDE by Meliá oferece quartos modernos com design minimalista e tecnologia de ponta. Próximo à Estação Central e à Porta Nuova, o complexo tem restaurante e bar ideais para refeições rápidas.
—
Art Hotel Navigli
O Art Hotel Navigli fica no bairro de Navigli e combina conforto com inspiração artística, apresentando obras diversas em sua decoração. Os hóspedes têm facilidades para explorar os canais e a vida noturna de Milão. Além disso, podem desfrutar de um terraço com vistas encantadoras.
—
NYX Hotel Milan
Com um design jovem e descontraído, o NYX Hotel Milan é uma escolha moderna próxima à Estação Central. Além de ser confortável, o local tem um diferencial bacana: suas áreas comuns são repletas de arte urbana.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Milão (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
- Château Monfort – Relais & Châteaux
- Casa Baglioni Milan – The Leading Hotels of the World
- Park Hyatt Milano
O que você precisa saber antes de ir a Milão
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Veneza
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- O que fazer em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer no Porto
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- O que fazer em Amsterdam
- O que fazer em Bruxelas
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega