Roteiro

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis

Há muito o que fazer em Foz do Iguaçu (PR). Lar de cenários naturais exuberantes, o destino permite que os viajantes aproveitem o passeio para ir até países vizinhos, já que está na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

As famosas Cataratas do Iguaçu são as principais atrações do pedaço. Com quase 300 quedas d’água, elas já foram eleitas Patrimônio Mundial Natural do planeta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além disso, há passeios para observar pássaros, trilhas e museus temáticos para pessoas de todas as idades. De quebra, a cidade paranaense tem ótimas opções de hotéis e resorts para descansar.

Neste post, vou listar as principais atrações de Foz do Iguaçu e dar dicas importantes para te ajudar a organizar sua viagem para esse destino incrível do Brasil.

O que fazer em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Cataratas do Iguaçu

Quem vai a Foz do Iguaçu não pode deixar de ir ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Parque Nacional Iguazú (lado argentino do complexo) para ver as cataratas de perto. Outro local que faz sucesso entre os viajantes é o Parque das Aves, onde é possível observar centenas de pássaros.

Como há muito o que fazer em Foz do Iguaçu, listei as principais atrações do destino abaixo. Vale a pena se organizar para incluí-las no roteiro de viagem.

  1. Parque Nacional do Iguaçu
  2. Macuco Safári
  3. Parque das Aves
  4. Dreams Park Show
  5. Itaipu
  6. Marco das três fronteiras 
  7. Parque Nacional Iguazú
  8. Puerto Iguazú
  9. Ciudad del Este

Pronto para conhecer tudo sobre Foz do Iguaçu?

Onde fica Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do estado do Paraná, no Brasil. A cidade faz fronteira com dois países: Argentina e Paraguai.

O município brasileiro tem aproximadamente 250 mil moradores. Durante o ano, recebe turistas do mundo inteiro.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Foz do Iguaçu.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Confira os detalhes das principais atrações de Foz do Iguaçu.

1. Parque Nacional do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é o ponto turístico mais famoso da cidade. Por isso, vale a pena comprar o ingresso com antecedência. O percurso do complexo vai revelando as cataratas aos poucos. As vistas ficam cada vez mais incríveis e a experiência termina em alto estilo em uma plataforma bem em frente à Garaganta do Diabo.

Quem vai ao parque nacional também pode percorrer a trilha do Poço Preto, um safári ecológico que se estende ao longo de 9 km de Mata Atlântica. Além disso, dá para praticar arvorismo, escalada e rafting pertinho das quedas d’água.

  • Endereço: BR 469, Km 18
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Sábado e domingo, das 8h30 às 16h.

2. Macuco Safári

Depois das cataratas, o Macuco Safári é a atração mais popular do Parque Nacional do Iguaçu. Trata-se de um tour que sobe o rio de bote inflável ao encontro das quedas d’água.

O passeio é perfeito para se refrescar nos dias mais quentes. Mesmo com capa de chuva, os participantes se molham muito. Por isso, não deixe de levar uma muda extra de roupas.

3. Parque das Aves

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Parque das Aves

O Parque das Aves é outro local imperdível para visitar em Foz do Iguaçu. Ele fica pertinho do Parque Nacional do Iguaçu. Dá até para ir a pé.

O complexo é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Ali, é possível observar centenas de espécies, como tucanos, araras e até harpias.

  • Endereço: Av. das Cataratas, 12.450
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 16h30.

Veja informações e valores do ingresso do Parque das Aves.

4. Dreams Park Show

O complexo Dreams Park é lar de várias atrações da cidade, como Dino Adventure (ideal para ir com as crianças) e o bar de gelo Dreams Ice Bar.

Outra opção de passeio é o Dreams Motor Show, museu de motocicletas com restaurante e música ao vivo. Além disso, é possível visitar o Dreamland Museu de Cera, que exibe esculturas de personagens e celebridades distribuídas em cenários temáticos. Aqui, dá para comprar os ingressos com antecedência.

  • Endereço: Av. das Cataratas, 8.100
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 22h.

5. Itaipu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Itaipu

Vale a pena ir à usina de Itaipu, onde há várias opções de roteiros. O mais popular é um tour panorâmico que leva ao mirante com vista para a barragem de 2,5 km de extensão, e que pode ser combinado com um passeio de catamarã pelo Lago de Itaipu.

Há também a possibilidade de realizar uma visita técnica que passa por áreas internas da hidrelétrica até chegar a uma de suas turbinas ou de ver um show de luzes e som que ocorre nas noites de sexta-feira e sábado.

  • Endereço: Av. Tancredo Neves, 6.702
  • Horário de funcionamento do Centro de Recepção de Visitantes: diariamente, das 8h30 às 16h.

6. Marco das Três Fronteiras 

O Marco das Três Fronteiras fica bem na divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai. O lugar tem um obelisco e recebe diversas apresentações culturais.

Também conta com bons pontos para tirar fotos. A galera adora posar ao lado da placa com o nome e as setas indicando a direção dos três países.

  • Endereço: Ac. Três Fronteiras, S/N,
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 14h às 21h.

Veja informações e valores do ingresso para o Museu das Três Fronteiras. 

7. Parque Nacional Iguazú

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Parque Nacional Iguazú

O lado brasileiro do parque nacional tem as melhores vistas das cataratas. Já o lado argentino, chamado de Parque Nacional Iguazú, tem passarelas que permitem chegar pertinho das quedas. O trecho que se aproxima da Garganta do Diabo é incrível, com direito a respingos e um barulho ensurdecedor.

Assim como na área do Brasil, há opções de passeios na água – o Aventura Náutica segue a mesma receita do Macuco Safári, mas com um roteiro um pouco mais radical.

Uma boa dica é fazer todas as reservas de ingressos e passeios pela internet antes de atravessar a fronteira. Assim, você não se preocupa com conversões de moeda e já sai do hotel ou da casa alugada com tudo organizado.

  • Endereço: Ruta 101 Km 142
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h.

8. Puerto Iguazú

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Ponte Internacional da Fraternidade interliga Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú

A poucos minutos de carro de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, na Argentina, tem os melhores restaurantes da Tríplice Fronteira. Há também um cassino, que costuma fazer sucesso entre os brasileiros.

O destino conta ainda com bons locais para comprar roupas, vinhos e artesanatos. O mais famoso deles é o Duty Free Puerto Iguzúl, com boas ofertas de perfumes e bebidas.

9. Ciudad del Este

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Ciudad del Este

Caso o objetivo seja aproveitar a viagem para fazer compras, não deixe de cruzar a Ponte da Amizade para ir até Ciudad del Este, no Paraguai.

É importante tomar cuidado para evitar golpes e compras de produtos falsificados. Por isso, prefira lojas maiores e famosas, como Monalisa China e o Shopping del Este. Outra opção válida é reservar um tour de compras por Ciudad del Este.

Como chegar a Foz do Iguaçu 

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Quati é umas das espécies que habita o Parque Nacional do Iguaçu

A forma mais fácil de chegar a Foz do Iguaçu vai depender do seu lugar de partida. A maioria dos viajantes que está fora do Paraná costuma ir ao destino de avião.

Minha dica para quem opta por essa modalidade é sempre pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.

Também é possível ir à cidade de carro ou com empresas de ônibus. A capital mais próxima é Curitiba (PR), que fica a 640 quilômetros de distância.

Transporte em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Cataratas do Iguaçu

Alugar um carro é a forma mais confortável de se locomover por Foz do Iguaçu. Não é difícil dirigir na cidade e boa parte dos pontos turísticos conta com locais para estacionar.

Caso queira ir à Argentina ou ao Paraguai com um veículo alugado, não deixe de consultar as regras da locadora. Isso porque algumas empresas não permitem que os motoristas saiam do Brasil com o carro.

A melhor dica para economizar com o aluguel de automóvel é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.

Quem não pretende dirigir pode recorrer aos táxis e carros de aplicativo. Outra possibilidade é reservar transfers, que levam as pessoas de um ponto a outro em horários marcados.

Caso o objetivo seja economizar com transporte, recomendo utilizar as linhas de ônibus de Foz do Iguaçu. A desvantagem é que o viajante acaba perdendo um pouco de tempo nas paradas.

Quando ir a Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Cataratas do Iguaçu

Os percursos que permitem contemplar as Cataratas do Iguaçu ficam abertos ao público o ano inteiro. O maior volume de água, contudo, ocorre durante o verão, graças ao aumento das chuvas. Nesta época, as quedas ficam ainda mais imponentes.

Os meses de setembro e outubro também costumam ser chuvosos. Já no inverno há menos risco de chuvas, o que favorece a organização dos passeios.

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Tucanos podem ser vistos no Parque das Aves

Em poucos dias é possível conhecer as principais atrações de Foz do Iguaçu. Abaixo, dividi os passeios mais imperdíveis em um roteiro de três dias.

1º dia – Cataratas e Parque das Aves

  • Chegue cedo ao Parque Nacional do Iguaçu para aproveitar bem o dia. Ele vai revelando as cataratas aos poucos, na medida em que se avança pela trilha até o ponto de observação mais privilegiado, numa plataforma bem em frente à Garganta do Diabo. Nos dias de sol, um arco-íris deixa as fotos ainda mais especiais.
  • Depois, inscreva-se em uma excursão do Macuco Safári, que sobe o rio de bote inflável ao encontro das quedas d’água. E prepare-se para se molhar à beça, mesmo com capa de chuva.
  • Na hora do almoço, dá para fazer um lanche rápido em um dos quiosques situados dentro do parque ou recorrer aos dois restaurantes principais: o Porto Canoas, a poucos metros antes do ponto em que o Iguaçu desaba no cânion, e o Ipê, que fica no Belmond Hotel das Cataratas.
  • À tarde, vale fazer a trilha do Poço Preto, de 9 km, para conhecer esta que é uma das áreas de Mata Atlântica mais ricas e bem conservadas do País.
  • Se você aprecia doses extras de adrenalina, saiba que também é possível praticar rafting, arvorismo e escalada nas dependências do parque nacional – sempre com o bônus da vista para as cataratas.
  • Mas se você prefere atividades mais singelas, reserve o resto da tarde para conhecer o Parque das Aves, que reúne mais de 150 espécies de pássaros, bem pertinho dali. Essa atração é imperdível, especialmente se você estiver com crianças.
  • O mesmo vale para o novo museu de cera Dreamland, que reúne uma centena de esculturas de personagens e celebridades distribuídas em cenários temáticos; e o Dino Adventure, que faz os pequenos se sentirem dentro do filme Jurassic Park, em meio a réplicas de 20 espécies pré-históricas.
  • Para encerrar esse primeiro dia de grandes emoções, procure um dos bons restaurantes da cidade. Para quem quer combinar o jantar com um show de música e danças típicas da Tríplice Fronteira, uma boa opção é a churrascaria Rafain.
  • Antes de decidir por um desses restaurantes, porém, verifique se não é dia de lua cheia, pois nessas ocasiões o parque nacional fica excepcionalmente aberto à noite para que as cataratas possam ser admiradas sob a luz do luar, com jantar opcional no Porto Canoas.

2º dia – O lado argentino

  • Embora o parque nacional brasileiro proporcione a melhor vista das quedas, é no lado argentino que se encara a Garganta do Diabo bem de perto, com direito a respingos e um barulho ensurdecedor. Além disso, as trilhas do lado de lá são mais numerosas e variadas, permitindo admirar várias quedas em passarelas fincadas acima delas.
  • Parque Nacional Iguazú, aliás, tem tantas passarelas que elas são divididas em dois circuitos: o superior e o inferior. Há, inclusive, um trenzinho que leva os turistas do centro de visitantes até o início delas. Mas, mesmo que você espere pelo transporte (que pode demorar), vá preparado para caminhar bastante.
  • Dá para comprar o ingresso online, caso queira adiantar o processo e evitar filas na porta. Os passeios na água são mais baratos do que os oferecidos no Brasil. O Aventura Náutica, por exemplo, segue a mesma receita do Macuco Safári, embora seja mais radical.
  • Depois de explorar bem a reserva, destine a tarde e a noite para conhecer a cidade de Puerto Iguazú, que tem os melhores restaurantes da Tríplice Fronteira, além de cassinos e lojas interessantes para comprar roupas, vinhos e artesanato.
  • O restaurante mais badalado é o La Rueda, que serve tentadores bifes de chorizo e pescados. Tudo regado por rótulos da mais completa adega local.
  • Se o La Rueda estiver com muita fila de espera, não desanime: as mesas do El Quincho del Tio Querido e do Aqva também são ótimas opções. Todos eles têm menu variado, mas dão ênfase aos tradicionais grelhados argentinos.
  • Antes de pegar a ponte Tancredo Neves para voltar a Foz, duas atrações bem próximas do posto de controle aduaneiro merecem atenção: o Duty Free Shop, com boas ofertas de perfumes e bebidas, e a noite animada do Iguazú Grand Hotel, que reúne cassino, três restaurantes e balada.

3º dia – Itaipu e compras no Paraguai

  • Comece o dia fazendo uma visita a Itaipu. Há três opções principais de passeio: uma visita panorâmica que leva ao mirante com vista para a barragem de 2,5 km de extensão e que pode ser combinada com um passeio de catamarã pelo Lago de Itaipu; uma visita técnica que passa por áreas internas da hidrelétrica até chegar a uma de suas turbinas; e um show de luzes e som que ocorre nas noites de sexta e sábado.
  • Antes de tomar o ônibus para o passeio escolhido, todos assistem a um filme para ter uma ideia geral da usina, que detém o recorde mundial de geração de energia.
  • Outras atrações são o Refúgio Ecológico Bela Vista, criado para receber os animais ilhados pela construção do Lago de Itaipu, com espécies como o jacaré-de-papo-amarelo e mais de 900 tipos de plantas; e o test-drive em carro elétrico, que percorre o mesmo caminho da visita panorâmica.
  • Depois de se divertir em Itaipu, prepare-se para encarar o movimento intenso e o trânsito caótico de Ciudad del Este, no Paraguai. Mesmo que você esteja de carro, é mais prático cruzar a ponte de táxi ou ônibus, para não ter de se preocupar com vaga para estacionar e com a própria segurança do veículo.
  • Para evitar produtos com defeito, sem garantia, e falsificações baratas, prefira lojas maiores, como a Monalisa (que tem uma excelente adega no piso inferior), a China e o Shopping del Este, onde os produtos são mais confiáveis. Apesar dos preços tentadores, as bugigangas oferecidas pelos camelôs são geralmente de baixa qualidade.
  • E mais uma dica: o ideal é fazer as compras em dólar, já que o câmbio para a troca de reais nem sempre é favorável e as lojas cobram taxas de até 17% nos pagamentos com cartão de crédito. Com as sacolas cheias, acredite, você voltará para casa ainda mais feliz depois de conhecer um dos trechos mais espetaculares do Brasil – além de ter conhecido dois novos países.

Onde comer em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Cataratas do Iguaçu

Há vários lugares legais para comer em Foz do Iguaçu. Separei uma lista com algumas sugestões de restaurantes e bares que valem a visita:

  • Porto Canoas 
  • 277 Craft Beer
  • Rafain 
  • Capitão Bar 

Porto Canoas 

O Porto Canoas fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As vistas são incríveis e o bufê de comida é bom, mas um pouco inflacionado.

277 Craft Beer

O 277 Craft Beer é uma boa pedida para tomar deliciosas cervejas artesanais. O local também serve porções, hambúrgueres e até costela.

Rafain 

O Rafain oferece uma experiência gastronômica bem turística. Trata-se de uma churrascaria com shows de música e danças típicas da Tríplice Fronteira.

Capitão Bar 

O Capitão Bar é um dos melhores lugares para curtir um happy hour em Foz do Iguaçu. O local tem música ao vivo e também exibe eventos esportivos em telões.

Onde ficar em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Cataratas do Iguaçu

Por ser uma cidade muito turística, Foz do Iguaçu tem várias opções de hotéis para todos os tipos de viajantes. Quem pretende utilizar transporte público e fazer atividades a pé pode se hospedar em algum empreendimento no Centro.

A Avenida das Cataratas, que conecta a região Central ao parque nacional, é mais indicada para quem deseja ficar próximo ao parque. É lá que ficam os principais resorts da cidade, muitos deles com complexos aquáticos e ampla programação de lazer para crianças.

Minhas dicas de hotéis em Foz do Iguaçu são:

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Foz do Iguaçu
Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort

Situado na Avenida das Cataratas, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort é indicado para quem procura um lugar confortável e com muitas opções de lazer. Além das piscinas, ele conta com quadras, trilhas, boliche e até áreas temáticas da Turma da Mônica para crianças e adolescentes.

Veja preços e avaliações

Mabu Thermas Grand Resort

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Foz do Iguaçu
Mabu Thermas Grand Resort

Próximo às principais atrações turísticas da cidade, o Mabu Thermas Grand Resort foi construído sobre o Aquífero Guarani. Por conta disso, suas piscinas de águas termais chegam a aproximadamente 36°C.

Veja preços e avaliações

Pietro Angelo Hotel 

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Foz do Iguaçu
Pietro Angelo Hotel 

O Pietro Angelo Hotel tem acomodações confortáveis e piscina. O empreendimento está localizado na região central do destino, pertinho de vários bares e restaurantes.

Veja preços e avaliações

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Foz do Iguaçu (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício

Econômicos 

Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu – 9 atrações imperdíveis
Usina de Itaipu

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP