Notícias
Israel adotará Autorização Eletrônica de Viagem em 2025
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 12/Dezembro/2024
- Maria Beatriz Vaccari, com assessoria
Após uma fase piloto bem-sucedida, Israel irá implementar o sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) a partir de 1º de janeiro de 2025. Já adotado por países da Europa, o sistema promete melhorar a experiência dos turistas que vão ao destino, combinando agilidade nos processos de entrada com segurança reforçada.
Autorização Eletrônica de Viagem em Israel
O ETA-IL será destinado a cidadãos de países isentos de visto, incluindo o Brasil. Os viajantes poderão obter a autorização prévia de entrada por meio de um processo inteiramente digital.
Além de simplificar o processo de entrada, a autorização fortalece a segurança ao oferecer às autoridades a possibilidade de revisar informações dos viajantes antes de sua chegada.
Como solicitar
Para solicitar a autorização, basta acessar o site oficial (piba.gov.il), preencher um formulário com informações pessoais, dados do passaporte e detalhes sobre o itinerário, além de pagar uma taxa de 25 NIS (cerca de US$ 7).
Após o envio, a solicitação será analisada pelas autoridades israelenses, com uma resposta geralmente rápida enviada por e-mail. No entanto, recomenda-se fazer o pedido com pelo menos 72 horas de antecedência para evitar imprevistos.
Após a aprovação, a autorização eletrônica será vinculada ao passaporte do solicitante, com validade de dois anos ou até a expiração do documento (o que ocorrer primeiro). Durante esse período, os viajantes poderão visitar Israel várias vezes, respeitando o limite de até 90 dias por ano.
A entrada no país poderá ser realizada por meio de pontos de verificação automatizados e totens localizados nas áreas de alfândega, eliminando a necessidade de interação presencial com oficiais de imigração.