Dicas de Viagem
Conheça as cidades do Roteiro dos Bandeirantes, em São Paulo
- Créditos/Foto:Divulgação/Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
- 08/Outubro/2024
- Maria Beatriz Vaccari, com assessoria
O Roteiro dos Bandeirantes é formado por nove cidades do interior de São Paulo: Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Paranaíba, São Roque e Tietê. Conheça as principais atrações desses municípios que têm muito a oferecer aos turistas.
Roteiro dos Bandeirantes
A Estância Turística de São Roque é um dos destinos mais emblemáticos do Roteiro dos Bandeirantes. O local é conhecido por ser lar de diversas vinícolas e conta com sua própria rota do vinho. Além disso, tem excelentes opções de restaurantes, passeios ao ar livre e conta com boas hospedagens para todos os gostos e bolsos.
Itu, por sua vez, é famosa pelos exageros, já que exibe réplicas gigantes de objetos como orelhão e xícaras. Repleto de museus e fazendas com infraestrutura turística, o destino é conhecido como “Berço da República”, já que serviu de palco para a criação da primeira Convenção Republicana do país, em 1873, a chamada “Convenção de Itu”.
Outro lugar incrível do Roteiro dos Bandeirantes é Cabreúva. Além de ser rica em atrativos culturais, a cidade é perfeita para os fãs de turismo gastronômico e ecoturismo. Seus atrativos diversificados também envolvem produção de doces caseiros e cachaças, além de uma forte cultura budista. Outro destaque é o Festival de Inverno, que reúne atrações culinárias e musicais durante a estação mais fria do ano.
Na Estrada de Araçariguama o viajante consegue ver uma miniatura da Torre Eiffel e um avião posicionado no alto do morro para prestar homenagem a Santos Dumont. Já em Porto Feliz, um dos principais pontos turísticos é o Parque das Monções, que é tombado pelo Condephaat e conta com várias trilhas ecológicas.
Em Santana de Parnaíba é o Centro Histórico que rouba a cena. A região conta com mais de 200 casarões datados dos séculos 17 a 19, tombados pelo Patrimônio Histórico estadual. Também indico ir à Galeria do Artista e conferir o trabalho dos artesãos, escultores, pintores e fotógrafos locais.
Tietê é outro município que merece destaque, já que foi terra de Bandeirantes e hoje reúne atrações de história, fé, beleza, arte e sabores. Há também Pirapora do Bom Jesus, conhecida como Caminho dos Bandeirantes, dos Romeiros e Fiéis. Ali, é possível visitar o primeiro santuário cristocêntrico do Brasil e o famoso Santuário do Bom Jesus.
Repleta de construções que marcaram o início da industrialização paulista, Salto completa a lista de cidades do Roteiro dos Bandeirantes. A dica é aproveitar a visita para ir ao Parque da Rocha Moutonnée e ao Mirante da Ponte Estaiada, que tem um elevador panorâmico e conta com algumas das vistas mais incríveis da região.
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- O que fazer em Campos do Jordão
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Paraty
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Porto de Galinhas
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- O que fazer em Manaus
- 10 resorts all-inclusive no Brasil