Notícias

Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas

Duas, três, cinco estrelas… As categorias de hotéis, que em geral remetem a status, estão entre as armas de marketing mais poderosas que esses estabelecimentos usam para atrair viajantes.

Mas é fato, porém, que muita gente não sabe o que significa essa constelação toda e como escolher onde ficar a partir daí. Na hora de fazer reservas, porém, isso pode ser fundamental

Outra dúvida comum é identificar os tipos de hospedagens que existem. Em quase todas as partes do mundo não há apenas hotéis, mas também resorts, pousadas, flats… E cada um tem suas particularidades.

De acordo com o Ministério do Turismo, as métricas adotadas para atribuir serviços oferecidos a cada estrela concedida aos estabelecimentos devem seguir o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – 0 SBClass. Já a definição do tipo de hospedagem parte de uma avaliação do Inmetro.

Categorias de hotéis – estrelas

Divulgação
Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
O Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis cinco estrelas no Brasil

No Brasil, estabelecimentos como hotéis e pousadas podem receber de uma a cinco estrelas.

Os resorts, por sua vez, têm que partir de, no mínimo, quatro estrelas, enquanto os flats devem ter pelo menos três. Serviços de recepção, troca de cama e aparelhos eletrônicos são algumas das exigências comuns a todos eles.

Já os hostels, ou albergues, tendem a ser mais simples. Em alguns casos, podem até dispensar alguns serviços, como a troca de cama.

Confira o que que significam as estrelas dos meios de hospedagem:

1 estrela

Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
O café da manhã é um dos serviços que as categorias de hotéis uma estrela devem oferecer

Na categoria de hotéis com uma estrela, café da manhã, troca de roupa de cama em dias alternados e estacionamento são tarefas obrigatórias para pousadas e hotéis – incluindo na modalidade fazenda. Outro requisito é ter a recepção aberta por, no mínimo, 12h e acessível por telefone 24h.

Diferentemente da pousada, o hotel uma estrela deve oferecer aos clientes banheiro privativo e serviço de guarda-valores (como um cofre).

Outra diferença entre os tipos de hospedagem é que o quarto de hotel deve ter metragem mínima de nove metros quadrados, enquanto as acomodações das pousadas não têm que cumprir essa obrigação.

Nos hotéis-fazenda, restaurantes e área de estacionamento são requisitos exigidos até para os estabelecimentos com uma estrela. Além disso, é necessário oferecer aos clientes instalação para criação de animais e culturas diversas – pomares, hortas e flores.

2 estrelas

Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Hotéis-fazenda precisam oferecer espaços verdes aos hóspedes

Algumas comodidades a mais são oferecidas aos clientes desta categoria de hotéis. É necessário, por exemplo, aceitar cartões de débito e crédito como forma de pagamento. No caso do hotel, uma sala de estar com televisão deve ficar à disposição dos hóspedes.

Outra particularidade é o tamanho do quarto de hotel, que deve ter no mínimo 11 metros quadrados. Na modalidade-fazenda, o estabelecimento deve oferecer serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar.

3 estrelas

Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
A partir de três estrelas, os hotéis devem oferecer berço às crianças

A partir dessa classificação de categorias de hotéis, os estabelecimentos devem oferecer serviço de troca de roupa de banho diariamente, além dos benefícios obrigatórios de quem tem uma ou duas estrelas. Ambos os estabelecimentos, incluindo o hotel-fazenda, precisam ter quartos climatizados com ar-condicionado.

Detalhes como refrigerador e televisão para cada quarto são algumas exigências desta categoria de hotéis. A pousada e o hotel-fazenda precisam oferecer berço às famílias acompanhas de crianças e, no caso do último estabelecimento, facilidades como cadeiras mais altas em restaurantes e aquecimento para mamadeiras.

Para os flats três estrelas, algumas das exigências são quartos com banheiro, frigobar e ar-condicionado, além de recepção 24h e troca de roupas de banho diária. O local também deve oferecer acesso à internet ao menos nas áreas sociais.

4 estrelas

Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Resorts são avaliados com, no mínimo, quatro estrelas

Os resorts começam a ser classificados a partir de quatro estrelas. A definição desse tipo de estabelecimento, segundo o Ministério da Cultural, é a de um hotel com infraestrutura de lazer e entretenimentos, com serviços como recreação, estética e atividades físicas. Sempre com muito verde em volta e a característica de um destino em si, e não apenas uma base de hospedagem.

A lista de exigências é longa, mas os principais requisitos aos resorts quatro estrelas incluem: colchões com dimensões superiores às tradicionais, trocas de roupas de cama e banho diariamente e serviço de comidas e bebidas no quarto. No local, deve haver pelo menos dois tipos diferentes de piscinas e saunas.

Para os hotéis, a classificação de quatro estrelas requer serviços de quartos e acomodações maiores (15 m²), bem como estacionamento com manobrista.

As pousadas contam com exigências similares e ainda devem apresentar instalações para recreação infantil.

O flat classificado com quatro estrelas, por sua vez, tem de  incluir no rol ofertas aos clientes espaços como salas de ginástica e musculação, com equipamentos. Além disso, os hóspedes devem encontrar quartos e banheiros maiores.

5 estrelas

Divulgação
Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Arraial d’Ajuda Eco Resort é um dos resorts brasileiros em Porto Seguro

Cincos estrelas é a classificação máxima entre as categorias de hotéis brasileiros estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Entre hotel convencional, fazenda, pousada e resort, as diferenças se concentram em comodidades – roupões, serviços de quarto 24h e outros tratamentos personalizados.

Hotéis e resorts cinco estrelas precisam oferecer serviço de concierge aos hóspedes. Trata-se de um atendimento individualizado, que vai desde indicar roteiros de acordo com o gosto do cliente até a reserva e traslado a um restaurante específico. Além disso, televisões e canais por assinatura devem equipar 100% dos quartos.

Acomodações maiores e com serviços diferenciados são características na categoria cinco estrelas. Ambiente de acesso comum dos hóspedes também ganham mais acesso, como sala de jogos e três tipos de piscinas. Também pode haver spas, restaurantes estrelados e outros ambientes sofisticados.

Tipos de hospedagem

Divulgação
Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Costa do Sauípe (BA)

De acordo com o SBCass, o Brasil conta com sete tipos de hospedagem:

  1. Hotel
  2. Pousada
  3. Resort
  4. Hotel Fazenda
  5. Cama e café (bed & breakfast)
  6. Hotel Histórico
  7. Flat / Apart-hotel

Veja as diferenças entre eles:

Hotel

Este tipo de hospedagem é caracterizado por oferecer serviço de recepção e acomodações temporária e individuais de uso exclusivo do hóspede. A medida de cobrança é diária, podendo oferecer pacotes para períodos de estadia. Além disso, o serviço de alimentação é opcional.

Pousada

Construção horizontal e número máximo de 30 unidades são características das pousadas. De acordo com o SBClass, fica estabelecido o número mínimo de 90 leitos em cada meio desse tipo de hospedagem, além de serviço de recepção e alimentação. Prédio único com até três pavimentos, chalés e bangalôs são as variáveis encontradas nesses estabelecimentos.

Assim como o hotel, a pousada pode ter classificação entre uma e cinco estrelas. Serviços, comodidades e atividades de lazer aumentam de acordo com a avaliação do estabelecimento.

Resort

Divulgação
Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Resort Jatiúca, em Maceió (AL)

Este tipo de hospedagem segue as características do hotel, com alguns adicionais. Infraestrutura de lazer e entretenimento devem ser oferecidos aos hóspedes, além de serviços de estética, atividades físicas, recreação e acesso à área com natureza do próprio resort. É como se fosse um destino em si.

Diferentemente do hotel, a classificação deste estabelecimento inicia em quatro estrelas e vai até cinco. Os serviços considerados como básicos, de acordo com a SBClass, consideram comodidades no quarto e no estabelecimento como um todo.

Hotel Fazenda

A localização deste meio de hospedagem é a sua principal característica. Ele deve estar em ambiente rural, com a presença de animais de criação, vivência de campo e entretenimentos para diferentes idades. A classificação é bem abrangente, podendo ficar entre uma e cinco estrelas.

Cama e café (bed & breakfast)

Essa é uma classificação que a maioria das pessoas pode não conhecer, podendo ser associadas a serviços oferecidos no Airbnb. O SBClass estabelece até três unidades habitacionais, por hospedagem, para uso turístico. Além disso, café da manhã e limpeza por conta do proprietário são serviços requisitados nesta modalidade.

O estilo de hospedagem cama e café é classificado entre uma e quatro estrelas. Uma curiosidade é que não é exigido recepção 24h, entretanto, o anfitrião deve estar disponível aos hóspedes a qualquer hora do dia.

Hotel Histórico

Andre Azevedo
Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas
Casa Turquesa, em Paraty (RJ)

Os meios de hospedagem que se enquadram nesta modalidade têm como características principais ficarem em locais que tenham sido palcos de fatos históricos-culturais, em sua forma original ou apenas restaurado.

O poder público pode delimitar esses fatos ou até mesmo considerar a memória popular para atribuir o grau de importância do acontecimento.

O SBClass atribui de três a cinco estrelas à classificação para os hotéis históricos. Em alguns casos, eles podem se assemelhar a museus, tanto pela beleza quanto pela carga de conhecimento que carregam. Há vários hotéis históricos que valem a visita no Brasil.

Flat / Apart-Hotel

Em uma unidade hoteleira como esta, diferentes ambientes devem ser oferecidos aos hóspedes, de forma exclusiva. Dormitório, banheiro e cozinha são algumas delas. Além disso, a administração do local deve ser integrada a algum tipo de comércio e ainda contar com serviço de recepção, limpeza e arrumação.

A classificação de um flat ou apart-hotel fica entre três e cinco estrelas, de acordo com o SBClass.

Consumidores x categorias de hotéis

O governo brasileiro conta com um Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Uma das orientações do Procon aos hóspedes é certificar-se de que o estabelecimento escolhido seja registrado no órgão. As unidades hoteleiras que fazem parte dele devem seguir as exigências do Ministério do Turismo.

O Rota de Férias entrou em contato com o Cadastur para saber o que os hóspedes podem fazer caso identifiquem algum item faltante no hotel em relação à categoria.

Por meio de nota, o órgão respondeu que “o cliente pode reclamar os seus direitos junto ao meio de hospedagem, bem como aos órgãos de defesa do consumidor caso verifique a ausência de algum item exigido na matriz para classificá-lo conforme a classificação que informou ter”.

Onde fazer reservas

Uma boa dica para encontrar hotéis, resorts, pousadas e outras opções de hospedagem e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida.

Eu indico, sobretudo, resorts, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP